Janize Colaço   |   25/08/2017 19:01

Audiências públicas irão discutir economia colaborativa

Hospedagem, mobilidade urbana, disponibilização de serviços e financiamento coletivo são alguns dos temas que o colegiado irá abordar.

Jane Santin
O parlamentares iniciaram ontem as discussões acerca da elaboração do Marco Regulatório da Economia Colaborativa
O parlamentares iniciaram ontem as discussões acerca da elaboração do Marco Regulatório da Economia Colaborativa
A Câmara dos deputados deu início ontem (24) aos trabalhos da Comissão Especial de Economia Colaborativa juntamente com uma equipe técnica. O encontro apresentou a primeira versão do plano de trabalho da comissão que visa elaborar o Marco Regulatório de serviços de economia compartilhada como o Airbnb.

Para o deputado Herculano Passos (PSD-SP), que presidiu o encontro, o compartilhamento de bens e serviços é uma tendência atual no modelo de consumo e é preciso manter a fiscalização em determinados serviços. "Junto com o desenvolvimento da tecnologia digital, vieram esses negócios colaborativos ou compartilhados, mas eles ainda não estão regulamentados, e nós entendemos que isso é importante para dar segurança às partes envolvidas nessa nova forma de economia”, opinou o deputado.

De acordo com a primeira versão do plano de trabalhos, os seguintes temas serão tratados em audiências públicas:

  • Turismo Colaborativo (hospedagem, locação, agências de viagens on-line);
  • Mobilidade Urbana (serviço de transporte, compartilhamento de custos, compartilhamento de veículos);
  • Entretenimento/cultura;
  • Disponibilização de serviços;
  • Aluguel e permuta de bens móveis;
  • Financiamento coletivo (Crowdfound);
  • Fintech;
  • Alimentação;
  • Fluxo de Mídia (Streaming);
  • Educação;
  • Pesquisa de preços e Business Analytics;
  • Compartilhamento de Imóveis e Espaços;
  • Ambiente para surgimento de Startups; e
  • Proteção de dados.

Além das audiências públicas, serão realizadas sessões de debates, nas quais os membros terão a oportunidade de expor suas opiniões sobre o assunto. Modelos de legislações internacionais que regem a economia colaborativa também serão analisados pelo colegiado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Janize Colaço

Janize Colaço tem 1826 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS