Marina Marcondes   |   21/11/2017 15:15

Cadastur: número de empresas formalizadas cresce até 35%

De janeiro a outubro deste ano, o MTur registrou mais de 10 mil novos cadastros no sistema que formaliza as pessoas físicas e jurídicas atuantes no setor – o Cadastur. Em janeiro, cerca de 829 cadastros foram realizados, enquanto em outubro esse número chegou a 1.123, reg

Gustavo Messina
Ações da pasta ampliam cadastramento de guias e empreendimentos
Ações da pasta ampliam cadastramento de guias e empreendimentos
De janeiro a outubro deste ano, o Ministério do Turismo (MTur) registrou mais de dez mil novos cadastros no sistema que formaliza as pessoas físicas e jurídicas atuantes no setor – o Cadastur. Em janeiro, cerca de 829 cadastros foram realizados, enquanto em outubro esse número chegou a 1.123, registrando um crescimento de 35%. No mesmo período no ano passado, foram cadastrados quase nove' mil novos empreendimentos e profissionais.

Esse crescimento, segundo o ministério, é resultado de uma série de medidas tomadas pelo MTur, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos turistas. “Nossa intenção é acabar com a informalidade do setor e, com isso, qualificar o atendimento e a experiência dos visitantes”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

O ministro anunciou em abril que a fiscalização sobre os serviços iria aumentar. A formalização do setor é uma das metas do Plano Brasil + Turismo, um pacote de medidas criadas para impulsionar o Turismo no País. Em junho, o MTur abriu um edital para seleção de novos fiscais e, em setembro, os servidores começaram a atuar no reforço à fiscalização. Os anúncios impactaram diretamente o cadastramento dos prestadores, que registrou um pico de novos cadastros em agosto deste ano.

Para a coordenadora-geral de Cadastramento e Fiscalização de Prestadores de Serviços Turísticos, Tamara Galvão, o crescimento é resultado de um esforço que vem sendo realizado pelo departamento em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Turismo e que ainda trará bons frutos para o turismo. “Estamos na direção certa. Reforçamos nossa equipe, ampliamos a comunicação com a ponta e vamos criar mecanismos para evitara pirataria em nosso setor”, afirmou.

O próximo passo da Coordenação-Geral de Cadastramento e Fiscalização é a modernização do sistema. A expectativa é que os processos sejam feitos de forma digital, para facilitar e incentivar novos cadastros. Os testes no novo sistema já estão em andamento e a expectativa é lançar no primeiro semestre de 2018.

Tópicos relacionados