Marina Marcondes   |   31/01/2018 17:42

No Rio, trade e autoridades comemoram novo visto

A nova ferramenta funciona de forma remota, com custo reduzido e média de 5 dias para finalização total do processo. O visto de visitantes permite ao viajante permanecer até 90 dias em território brasileiro e agiliza a aprovação desta solicitaç

Marluce Balbino
Nilo Felix, secretário de Turismo do Rio de Janeiro, e o deputado federal Otávio Leite ao lado dos representantes dos consulados parceiros do projeto e-Visa Brasil
Nilo Felix, secretário de Turismo do Rio de Janeiro, e o deputado federal Otávio Leite ao lado dos representantes dos consulados parceiros do projeto e-Visa Brasil
Na manhã de hoje (31) o trade e autoridades do Turismo nacional se reuniram no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, para comemorar o início do visto eletrônico a mercados estratégicos do Exterior. Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão já têm direito de emitir o documento pelo novo processo on-line, com custo reduzido e com média de cinco dias para finalizar o processo.

De acordo com o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), em 2016, os turistas americanos foram responsáveis por injetar na economia carioca cerca de US$ 248 milhões (dólares). Anualmente, a capital fluminense recebe, em média, 250 mil turistas dos Estados Unidos. Com o E-visa, a previsão é aumentar em pelo menos 20% o número destes visitantes, que hoje ocupam a segunda posição no ranking dos principais mercados emissores internacionais, atrás apenas dos argentinos. Apenas em 2016, a indústria do Turismo foi responsável por injetar na economia da capital fluminense cerca de R$ 11,1 bilhões.

“Devemos lembrar que os americanos mantêm o quesito viagem em seu orçamento anual, sendo um dos que mais gastam e permanecem por mais tempo em seu destino de férias. Com a facilidade do visto eletrônico, a expectativa é aumentar em pelo menos 20% a entrada destes visitantes em nossa cidade e, por consequência, a receita deixada por eles”, afirmou a presidente do Rio CVB, Sonia Chami.

Estratégia do Ministério do Turismo e de Relações Exteriores, a novidade ainda permite a permanência do indivíduo por 90 dias, tempo aproximado usado por turistas, estudantes e empresários. A opção on-line se mostra mais prática e convidativa para esta categoria de viajantes. Na Austrália, por exemplo, em 15 dias de funcionamento, 95% dos vistos solicitados foram feitos pela nova ferramenta.

A empresa VFS Global recebeu o direito de administrar a plataforma, e é responsável por reunir as informações submetidas, cruzá-las com o banco de dados da Polícia Federal e enviá-las a uma autoridade consular, que irá analisar e aprovar a solicitação. A mesma disponibiliza a inscrição e o acompanhamento do pedido através do site ou app oficial, assim como um centro 24 horas de atendimento on-line.

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