Ana Luiza Tieghi   |   19/04/2017 10:20

Medidas do MTur favorecem o luxo no País, aponta BLTA

A nova diretoria da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) assumiu em novembro e está de olho nas mudanças propostas pelo plano Brasil + Turismo para impulsionar a vinda de estrangeiros ao País.

A nova diretoria da Brazilian Luxury Travel Association (BLTA) assumiu em novembro e está de olho nas mudanças propostas pelo plano Brasil + Turismo para impulsionar a vinda de estrangeiros ao País.

“Vemos com muito bons olhos a facilitação do visto para os norte-americanos”, afirma o presidente da associação, Martin Frankenberg, também sócio e diretor executivo da agência Matueté. “Acontece com os meus clientes da agência: se a burocracia é grande, eles desistem do Brasil e vão para a Argentina. Se pudermos ter um processo eficiente e rápido, não precisa nem mudar o preço do visto.”

A nova gestão da associação também está ansiosa para entrar em contato com a Embratur e o Ministério do Turismo. Segundo Frankenberg, o governo poderia se beneficiar do contato mais direto com a associação, pois eles possuem experiência com os viajantes de luxo, sabem quem são e onde buscá-los, o que geraria mais visitantes para o País.

Jhonatan Soares
Martin Frankenberg, presidente da BLTA, em sua agência Matueté
Martin Frankenberg, presidente da BLTA, em sua agência Matueté

Com 29 hotéis e três operadoras de receptivo de luxo associadas, a BLTA responde por entre 70% e 80% das hospedagens escolhidas por turistas desse segmento que vem ao Brasil para lazer, segundo o presidente. Ela movimenta R$ 800 milhões por ano somente com hospedagem, em seus 1,2 mil leitos. “Além disso, o turista que se hospeda nessas propriedades movimenta muito a economia, ele valoriza o que há de melhor nos arredores”, ressalta.

A BLTA está sempre em busca de novos associados, mas o presidente conta que estão definindo melhor quais tipos de hotéis e operadoras são indicadas. “Não basta ser um hotel ou pousada de luxo, precisa ter como foco o mercado internacional”, explica. Boa infraestrutura é pré-requisito e serviço de qualidade é essencial. A associação ajuda a profissionalizar novos membros. “As pessoas investem muito na estrutura, mas não pensam em como comercializar esses produtos. Queremos ajudá-los a vender.”

NOVOS DIRETORES
Além de Frankenberg, a nova gestão tem a gerente geral do hotel Unique, Melissa Oliveira, como vice-presidente e diretora de Parcerias, além da diretora de Vendas e Marketing do Txai Resorts, Bruna Dib, como diretora de Eventos. Bruna foi vice-presidente da associação na gestão anterior.
Bob Shevlin, dono do Uxua, é o diretor de Comunicação. A diretoria ainda busca por um diretor financeiro. O prazo para ocupação dos cargos é de dois anos a partir da nomeação.

Houve mudanças estruturais na diretoria, para, segundo o presidente, dar mais autonomia e poder de decisão aos diretores. “Antes, a BLTA dependia muito da disponibilidade de tempo e das ideias do presidente”, conta. O objetivo da nova gestão é tornar a associação mais conhecida e relevante fora do mercado de Turismo. “Gostaria muito que a BLTA tivesse um assento no Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, da CNC”, conclui Frankenberg.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Ana Luiza Tieghi

Ana Luiza Tieghi tem 347 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS