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Vitor Ventura   |   22/08/2016 12:19

Sete dicas para criar um nome para seu negócio

Com mais de 18 milhões de empresas registradas somente no Brasil, um detalhe de extrema importância fica muito difícil de se definir: o nome da empresa. Mas com essas sete dicas, você com certeza terá mais tranquilidade para tomar essa já complexa decis&atild

Com mais de 18 milhões de empresas registradas somente no Brasil, um detalhe de extrema importância fica muito difícil de se definir: o nome do negócio. Mas com essas sete dicas criadas pela Endeavor, você com certeza terá mais tranquilidade para tomar essa já complexa decisão.

1 - Defina sua visão
Antes de decidir o nome da empresa, você deve definir o que eu você quer entregar para o consumidor. Seu objetivo. Deve ser capaz de responder às perguntas: Onde você quer chegar e o que você quer ser? Lembre-se, toda empresa tem que ter algo de diferencial que será refletido em seu nome, algo que marque na identidade visual e na mensagem que a empresa quer passar para o mundo.

2 - Seja diferente
Mesmo com tantas empresas é possível ser diferente. Alguns detalhes do seu negócio podem ajudar, como por exemplo:

Por Segmento: Nesse tipo, você utiliza algum termo relacionado ao seu business para caracterizar o negócio, podendo ser complementar ou o nome da empresa de fato. Ex: O aplicativo para pedir táxis por smartphones 99Táxis.

Por Regionalização: Para as empresas que querem se destacar por estarem num mercado local. Os pequenos negócios normalmente utilizam esse método.

Por Público: Aqui você vai focar no seu público e em seu comportamento para incorporar no nome da sua empresa

Por Produto: esses são os nomes mais fáceis de lembrar, pois você já dá a ideia da sua empresa através do que oferece.

Por Inovação: Para as marcas que estão lançando novos produtos ou serviços inovadores no mercado, uma boa estratégia é ter um nome criativo que “fale” pela inovação.

3 - Seja objetivo e direto
Siglas são ótimas, pois são simples, fáceis de lembrar e de ler. Você pode unir as iniciais dos sócios ou dos produtos. Mesmo que o nome seja longo, as siglas facilitarão a pronuncia e memória do nome. Por exemplo:

GSK: GlaxoSmithKline
NASA: National Aeronautics and Space Administration
GM: General Motors
C&A: Clemens e August Brenninkmeijer (Irmãos fundadores)

4 - Dialogue com o público

Algo recomendado é que você busque o público e apresente as opções de nomes para eles dizerem o que achem. É importante perceber como o cliente vai pronunciar o nome, e principalmente, o que ele entende que aquela empresa faz só pelo nome. Se ele responder algo similar ao que sua empresa realmente faz, continue nesse caminho. Não necessariamente o nome da empresa precisa estar ligado diretamente ao produto oferecido. Por exemplo a Red Bull, que oferece energéticos, mas possui um nome forte.

Lembre-se: a sua marca deve ser algo acessível e não algo que as pessoas tenham extrema dificuldade de pronunciar.

5 - Pesquise

A pesquisa é fundamental para você chegar bem ao final. Faça um benchmarking de seus concorrentes, tanto os diretos como indiretos, como eles se comunicam, quais cores usam e se já existem nome similares ao que você pretende usar. Outra pesquisa importante é em relação ao público que lhe interessa chegar. Pesquisando inclusive sua classe econômica, hobbies, entre outras coisas, você será mais capaz de “falar a mesma língua” deles.


6 - Brainstorming

“Brainstorming” é uma expressão em inglês que, em tradução aproximada, significa “tempestades de ideias”. Você lista as ideias que teve, e depois seleciona as melhores para pôr em pratica. O ideal é fazer uma reunião com os membros mais importantes da empresa somente para isso. Porém algumas sugestões:

- Nenhuma ideia é ruim ou errada, anote tudo. E não iniba os colegas, isso prejudica o processo.

- Anote tudo em um papel e não apague nenhuma. Só no final você escolherá as melhores.

- Supreendentemente: divirta-se! O motivo? Você está cirando sua empresa e/ou seu produto.


7 - O registro

Quase no fim! Agora um passo importantíssimo, que vai garantir que a sua ideia seja, de fato, sua. Algo que as pessoas as vezes esquecem, é que no Brasil existe um órgão que regula o registro de marcas e patentes, o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), e é somente por esse órgão que você pode conseguir o registro oficial.

Não somente isso, depois de todo esse processo, você ainda deve garantir um “domínio” na internet para poder montar o site da sua empresa.

E por último: crie algo novo, um novo mercado e uma nova tendência. Faça algo seu.


*Fonte: Endeavor

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