Henrique Santiago   |   08/08/2016 09:25

Confira cinco previsões para o breve futuro do mercado

As empresas que pensam somente no hoje têm deixado lacunas para o futuro. Imagine, então, quem trabalha olhando para o retrovisor. O amanhã está mais perto do que se imagina, mas não existe razão para se assustar.

As empresas que pensam somente no hoje têm deixado lacunas para o futuro. Imagine, então, quem trabalha olhando para o retrovisor. O amanhã está mais perto do que se imagina. Mas não existe razão para se assustar.

A WSGN, como se autointitulam, é uma das autoridades em consultoria para tendências. O diretor de Marketing da companhia, Paul Coxhill, faz apostas de como estará o mercado daqui a dois anos. Anote essas dicas abaixo e adote-as.

PESSOAS E PESSOAS
Acredite ou não, o que irá ditar o futuro da indústria é a gestão de pessoas. De nada adianta ter ideias inovadoras se você não investir tempo em seus colaboradores. Para isso, então, é importante pensar em como a geração Y, os millennials, mudou o mercado de ponta-cabeça. Imagine, então, o que irá acontecer com a entrada da geração Z.

SEU CLIENTE
Lembre-se daquelas placas de estabelecimento que dizem “servimos bem para servir sempre”. As melhores soluções são criadas quando o foco está no cliente e em seu mercado. Clichês à parte, não se trata apenas de análise de dados, mas de pôr a mão na massa e ligar para seus consumidores e entender a sua visão referente a um produto ou serviço. Porém, tenha em mente que um produto de sucesso nos Estados Unidos pode não ter o mesmo êxito no Brasil ou em qualquer outro país.

ACOMPANHE AS EMPRESAS
Como as empresas têm se preparado para o futuro? Uma palavra-chave para entender os próximos anos é tecnologia. A Google a IBM pensam, por exemplo, na inteligência virtual. Isso não deixa de lado o cliente, o modo que você o atende e como ele se identifica com sua marca. Mark Zuckerberg trabalha em um projeto para o Facebook chamado Box. Por meio dele, as empresas podem atender pedidos apenas por emojis. Se você enviar uma figurinha de café, o perfil da cafeteria de sua preferência iria efetuar sua demanda. Para a indústria de viagens, pense como a realidade aumentada de Pokémon Go pode tornar o mercado ainda mais interessante e promissor.



CAIXA DE SUGESTÕES
Sabe o que é um erro capital? Descartar o feedback de seus clientes. Se não está bom para um, pode não estar para todo mundo. Entrar em contato com eles pode, por exemplo, trazer uma solução para um desafio no qual ficou esquecido ou sequer foi pensado pela sua empresa. Dê uma chance ao consumidor, afinal, você pode fidelizá-lo e encontrar respostas para muitas perguntas.

DUAS PALAVRAS
Empreendedores inovam. A engrenagem de uma companhia roda com a massa criativa desses profissionais. Mas como transmitir isso para uma equipe de 50, 100 ou 200 pessoas? Há empresas que focam na criação de uma área focada somente na inovação e existem outras que desenvolvem um departamento para tal, mas deixam seus funcionários de fora, ocasionando em zero troca de ideias. À parte disso, o maior desafio de quem empreende está em como entregar soluções inovadoras para um mercado tão competitivo. Entre ideias que podem se tornar respostas imediatas e que podem se tornar efetivas no futuro, invista na relevância. As palavras da vez são: inovação e foco.


*Fonte: Endeavor

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