Caroline Cabral   |   30/09/2014 17:27

Consumidor.gov.br inicia trabalho com turismo

Lançada em junho deste ano, a nova plataforma do Ministério da Justiça garante aprimorar os métodos de registro de queixas sobre empresas de diversos setores – respostas para os relatos devem chegar em até dez dias no sistema do site.

Lançada em junho deste ano, o consumidor.gov.br, a nova plataforma do Ministério da Justiça garante aprimorar os métodos de registro de queixas sobre empresas de diversos setores – respostas para os relatos devem chegar em até dez dias no sistema do site. Grandes empresas de diversos segmentos questionam a falta de critérios proporcionais do site mais conhecido para a mesma finalidade, o Reclame Aqui: nele, quem tem mais queixas tem também um volume bem maior de vendas do que quem empresas que acabam tendo ranking positivo, mas com vendas baixas. Uma das descontentes é a Decolar.com, que, ao lado da Avianca, está no conselho do novo site do Ministério da Justiça, consumidor.gov.br e ajudou o MJ com as demandas do setor.

Acessando o consumidor.gov.br, usuários podem relatar problemas e acessar depoimentos públicos de usuários. O banco de dados do site reúne empresas que cadastraram-se de maneira voluntária (já há várias da indústria de viagens e turismo), a fim de solucionar as questões rápida e praticamente – além do que, a plataforma é inteiramente gratuita e não gera custos para nenhum dos lados.

CADASTRO
O novo usuário que desejar criar uma conta no sistema deve acessar o portal e seguir o passo a passo de adesão – o cadastro requer a inserção de um CPF, a fim de garantir que cada pessoa possua apenas um perfil. O sistema de atendimento Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, o Sindec, acumula todas as reclamações dos Procons e conta com cerca de 12 milhões de atendimentos registrados em seu banco de dados. As empresas que somaram mais reclamações ali foram procuradas pelo Ministério da Justiça para que aderissem à plataforma. De acordo com a secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira, a Match foi a única empresa da lista com muitas reclamações no sistema que recusou a proposta de adesão, alegando que não havia interesse em aderir no momento.

Empresas de turismo que já aderiram ao sistema incluem a Americanas Viagens, Decolar.com, Shoptime Viagens, Submarino Viagens, Tam Viagens, Avianca Internacional, Avianca Brasil e Tam.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Caroline Cabral

Caroline Cabral tem 625 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS