Danilo Teixeira Alves   |   26/02/2016 11:21

Os alternativos: conheça mais alguns apps e sites de turismo colaborativo

Cresce cada vez o número de pessoas que buscam pelo chamado turismo colaborativo

Cresce cada vez o número de pessoas que buscam pelo chamado turismo colaborativo, uma alternativa aos pacotes turísticos tradicionais comercializados nas agências e operadoras de todo o mundo. Hospedagens compartilhadas, ferramentas que ajudam a planejar sua viagem, serviços que fogem ao uso de táxis... Tudo isso pode ser encontrado facilmente nas lojas virtuais.

O mercado mudou, o consumidor também. E o Turismo, claro, não ficou de fora de onda. A busca por viagens mais baratas, sustentáveis e que permitam a troca de experiências entre todos os envolvidos veio para ficar. A prova disso é a infinidade de plataformas que nasceram para ajudar aquele viajante mais independente e que deseja algo mais do que simplesmente aéreo, hotel e city tour.



O Fleety nasceu como uma alternativa viável de transporte. A plataforma, presente em Curitiba, São Paulo e Florianópolis conecta pessoas que precisam de um carro aqueles que têm um veículo parado na garagem. O objetivo da empresa é otimizar o uso do carro e ainda dar opção a quem precisa de um veículo em um momento pontual e não quer - ou não pode - arcar com um aluguel integral. Por isso, o aluguel é feito de maneira fracionada, ou seja, é possível alugar um carro por algumas horas, com valores que variam entre R$ 5 e R$ 50.

Agora, se você não quer se hospedar em hotéis e pretende alugar uma casa e/ou apartamento vazio, ou até mesmo apenas um cômodo, a dica é consultar o Mind My House, Trusted House Sitters, HouseSIt Match e House Carers. Todos são sites de cuidadores de casas, em que o dono da propriedade convence o “hóspede” a cuidar de sua residência enquanto ele viaja. Na maioria dos casos, eles também precisam cuidar dos pets do locatário. No Mind My House, por exemplo, a moradia acaba sendo gratuita. O Trusted House Sitters e House Cares atuam na mesma linha, sendo mais conhecidos nos Estados Unidos e na Europa.



No Spinlister , você pode colocar sua bicicleta para aluguel. Ou seja, ao invés de deixá-la parada, as pessoas podem pagar para usá-la. Nada mau, não é mesmo? Veja no vídeo abaixo como funciona.

[^cmsVideo cms_id="K0E3_qj3BIs" cms_width="" cms_height=""^]

Já o Vayable é um tipo de plataforma que permite que pessoas ofereçam passeios e experiências não tradicionais aos turistas de suas regiões.
Por fim, há também o Nimber, que permite que uma pessoa leve uma encomenda para outra em uma viagem.

PALAVRA DE ESPECIALISTA
Para provar que essas e milhares de outras novas ideias vieram para ficar, a professora especializada em economia colaborativa da Universidade de Oxford, Rachel Botsman, ministrou uma palestra na conferência Ted sobre o tema. Detalhe: o evento ocorreu em 2012, mas os temas abordados são tão atuais quanto o lançamento das novas plataformas.
Segundo Rachel, esta nova economia é baseada, muitas vezes, em serviços oferecidos por pessoas que se tornam, imediatamente, microempreendedores dentro de um projeto maior. Entre os casos revelados por Rachel Botsman está a de um hospedeiro do Airbnb que já compartilhou sua casa com centenas de pessoas via Airbnb, e como isso foi capaz de mudar a sua vida. Assista.

[^cmsVideo cms_id="kTqgiF4HmgQ" cms_width="" cms_height=""^]

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS