Rafael Faustino   |   16/03/2016 16:07

2016 terá quatro milhões de novos compradores on-line

Apesar da fase ruim da economia, o comércio eletrônico continua crescendo a passos largos. O presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm),Mauricio Salvador, mostrou no Fórum PANROTAS que isso não deverá mudar, com a entrada de 4 milhões de novos consumidores on-line neste ano

Apesar da fase ruim da economia, o comércio eletrônico continua crescendo a passos largos. O presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), Mauricio Salvador, mostrou no Fórum PANROTAS que isso não deverá mudar, com a entrada, neste ano, de quatro milhões de novos consumidores de produtos e serviços on-line.

Com o avanço desigual dos serviços tecnológicos no Brasil, muitas pessoas só passaram a ter contato com as ferramentas digitais recentemente. Isso deverá levar o e-commerce a crescer nos próximos anos, independentemente da crise do País. As vendas pela internet deverão atingir R$ 56,9 bilhões neste ano, e chegarão a R$ 87,2 bilhões em 2019.
Segundo Salvado, é a sensação de comodidade que leva as pessoas a comprar pela internet, mais do que a impressão de preços baixos. “O que acaba definindo é o conforto da compra. Então, quem ficar brigando por menor preço na internet vai acabar com a língua de fora”, alertou.

TENDÊNCIAS
São quatro macrotendências que deverão conduzir o crescimento do comércio eletrônico nos próximos anos, de acordo com Salvador. A primeira é um novo avanço das formas de produção, que permitem variadas formas de personalização de produtos e serviços.

Outra é a revolução na experiência dos consumidores, que as tecnologias mobile trazem. QR codes, por exemplo, automatizam pagamentos e outras funções nos dispositivos móveis, facilitando o trabalho de quem vende.

O crescimento dos empregos com especialização digital é outro fator citado pelo presidente da Abcomm, com a crescente necessidade de trazer às empresas profissionais habituados às novas tecnologias. E, por fim, os avanços logísticos, com retirada de compras nas lojas e entregas até por drones, também levará ao crescimento do e-commerce.

SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2016 ocorre nos dias 15 e 16 de março, no Golden Hall do WTC Events Center, na capital paulista. Em sua 14ª edição, o evento tem aliança institucional com a CNC, Sesc e Senac, o apoio institucional do Ministério do Turismo e do Sebrae e patrocínio do Chile, CVC, Air France-KLM, Delta, Gol, Best Western Hotels & Resorts, GJP Hotels & Resorts, HRS Global Hotel Solutions, México, Pernambuco, R1 Soluções Audiovisuais, Sabre, Tap, Beto Carrero World, Esferatur Orinter, GTA Global Travel Assistance, Localiza, Omnibees, Reserve, Visit Orlando, B4T Comm, Cep Transportes, Vice Versa Traduções e programa carbono neutro pela Tour House.
Participe do evento enviando perguntas e comentários com a hashtag #ForumPANROTAS2016

Tópicos relacionados