Rafael Faustino   |   20/06/2016 11:42

Artigo: Cinco tendências para o futuro do Turismo

Confira o artigo de Mario Ponticelli, country manager da Amadeus no Brasil, em homenagem ao Dia Nacional do Turista.

Reprodução/Amadeus

Daqui 14 anos provavelmente haverá um bilhão de novas pessoas no mundo. E 20% delas, ou 200 milhões, serão viajantes, o que exigirá uma adaptação do sistema global de Viagens e Turismo. É isso que aborda o country manager da Amadeus no Brasil, Mario Ponticelli, em seu artigo em homenagem ao Dia Nacional do Turista.

Mário aponta as tendências tecnológicas que deverão levar a indústria a satisfazer as necessidades dos viajantes do futuro, com base em um estudo da fornecedora de sistemas tecnológicos. Veja abaixo o texto do especialista:

Dia Nacional do Turista: uma oportunidade para refletir sobre o futuro


Esta semana no Brasil comemoramos o Dia do Turista e como sabemos, os agentes de viagens estão sempre empenhados em agradar os seus clientes e em aprimorar o seu negócio, portanto a melhor maneira de fazer isso é se preparar para o futuro. Você já parou para pensar que em 2030 haverá 1 bilhão de novas pessoas no mundo, dos quais 20% vão viajar? Todos esses novos viajantes, acompanhados de novas tendências, hábitos e comportamento de compra, irão remodelar o sistema global de viagens e trazer novos desafios para a indústria, que irá tornar-se cada vez mais complexa e interligada. Entender o que esses clientes realmente querem é crucial para sustentar o sucesso do negócio a longo prazo.


Para ajudá-lo a compreender o futuro viajante, a Amadeus elencou as cinco principais tendências do turismo para 2030. Todas elas são baseadas no estudo Future Traveller Tribes 2030: entendendo o viajante do futuro conduzido pela AmadeusTraveler Trend Observatory, em continuidade a estudos realizados em anos anteriores sobre as mudanças no comportamento dos viajantes. Este último relatório buscou identificar diferentes segmentos de viajantes que irão construir o futuro das viagens até o final da próxima década, e também mostrar como a tecnologia, os consumidores, as demandas e a sociedade irão culminar em novas atitudes e comportamentos de viagem.


1. Hotéis e companhias aéreas irão oferecer simulações de experiências prévias ao seu serviço por meio da tecnologia de realidade virtual, dando a potenciais clientes a oportunidade de experimentar a viagem antes de comprá-la.


2. Aplicativos móveis com a capacidade de acessar localização e dados off-line, tais como detalhes de pagamento e informações sobre as viagens, virá dominar completamente as compras aéreas até 2030.


3. O uso do tablet lentamente vai ultrapassar o uso do PC. Todos terão sensores de impressão digital, permitindo operações com apenas um toque (
one touch transactions). Experiências com tablets serão orientadas por vídeo, proporcionando uma experiência holográfica para ajudar os turistas a sentirem-se inspirados.


4. Robôs de serviços provavelmente irão substituir alguns processos de pré-verificação existentes atualmente, portanto vamos vê-los mais nos aeroportos. Estes robôs terão acesso a dados dos clientes e das companhias aéreas em tempo real e irão fornecer um serviço personalizado.


5.
Smartwatches vão se tornar o controle remoto do mundo físico. Eles serão usados para completar tarefas curtas e rápidas, como chamar um táxi ou digitalizar um cartão de embarque.


A Amadeus realiza estudos de mercado todos os anos para acompanhar de perto as tendências do segmento e construir o futuro das viagens em parceria com todos os provedores da cadeia.


Para conhecer os demais estudos de tendências de mercado realizados pela companhia, acesse:
amadeus.com.

Tópicos relacionados