Karina Cedeño   |   09/06/2016 09:39

Robôs despacham malas e ajudam hóspedes; vídeos

As filas para fazer check-in no aeroporto estão com os dias contados, se depender de tecnologias como o robô Leo, que fica no Terminal 1 do aeroporto de Genebra.Além de fazer o check-in, ele imprime a etiqueta para a bagagem e a transporta diretamente para o despacho, em um

As filas para fazer check-in no aeroporto estão com os dias contados, se depender de tecnologias como o robô Leo, que fica no Terminal 1 do aeroporto de Genebra, na Suíça.
Além de fazer o check-in, ele imprime a etiqueta para a bagagem e a transporta diretamente para o despacho, em um compartimento que suporta até duas malas com 32 quilos cada. Desenvolvido pela Sita, o robô fica à espera dos passageiros antes mesmo de eles entrarem no terminal. Confira no vídeo:



Porém, se o problema é não conseguir se localizar dentro do aeroporto, os passageiros podem contar com a ajuda do robô Spencer. Produzido pela KLM, ele fica no aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, e é equipado com câmeras, sensores e até um mapa do aeroporto, que ajuda os passageiros a localizarem o portão de embarque. Basta colocar as informações do voo na tela trazida por Spencer – e esperar.

Divulgação
Com uma fisionomia simpática, Spencer está pronto para guiar os passageiros no aeroporto de Schiphol

Além de Leo e Spencer, os viajantes também podem deixar seus carros nas mãos de Ray, o robô que estaciona o carro dos passageiros no aeroporto de Dusseldorf, na Alemanha. Basta entrar um dos seis box do estacionamento, onde o veículo será escaneado por uma máquina, e logo em seguida levado por Ray para o estacionamento. Confira o robô em ação:




Mas as tecnologias se estendem também à hospedagem. Quem fica no Yotel, em Nova York (Estados Unidos), pode contar com uma mãozinha robótica de Yobot, que leva e traz pertences deixados pelos hóspedes em armários. Basta selecionar um dos 150 armários na tela touchscreen e aguardar até que Yobit transporte (ou retire) seus pertences de lá. Confira:



Agora, nada melhor do que um robô que leva toalhas e amenidades aos hóspedes na porta do quarto. No hotel Crowne Plaza San Jose, em Silicon Valley (Estados Unidos), essa realidade já é possível, por meio dos serviços do robô Dash, que leva snacks, pasta de dente e outras amenidades aos hóspedes. Dash ainda se locomove e pega o elevador sozinho, por meio de um sistema wi-fi.


Divulgação
Dash leva até o hóspede o que ele precisa




Tópicos relacionados