Renato Machado   |   26/09/2016 15:48

Motoristas fantasmas do Uber invadem o trânsito chinês

O mercado chinês dos serviços de transporte privado urbano vem sofrendo com motoristas mal-intencionados. Em reportagem, a Sixth Tone mostra que tornou-se popular no país asiático uma forma de estratagema em que o profissional ganha sem precisar trabalhar.

Sixth Tone
Reprodução da tela do Uber com um motorista fantasma
Reprodução da tela do Uber com um motorista fantasma
O mercado chinês dos serviços de transporte privado urbano vem sofrendo com motoristas mal intencionados. Em reportagem, a Sixth Tone mostra que tornou-se popular no país asiático uma forma de estratagema em que o profissional ganha sem precisar trabalhar.

Ao solicitar uma corrida utilizando o aplicativo do Uber, o consumidor se depara com informações do motorista que está a caminho para realizar o transporte. No esquema proliferado nas ruas chinesas, a foto do perfil mostra um motorista com feições fantasmagóricas e aterrorizantes.

Assustados, os clientes tendem a cancelar a corrida. Passados os cinco minutos de espera estipulados pela empresa, apesar do cancelamento, o Uber cobra uma taxa mínima, que é repassada ao motorista.

“Nós estamos coletando todas as formas de evidências e iremos compartilhá-las com o departamento de segurança pública”, afirmou o relações públicas do Uber China, Zhuang Chunhui, solicitando aos usuários fraudados que reportem ao aplicativo sobre o ocorrido.

No entanto, usuários deixam o fato passar, já que para muitos, o esforço de entrar em contato com o Uber, reportar o esquema e denunciar o motorista não compensam o valor mínimo a ser reavisto (cerca de US$ 0,60).

Apesar de o serviço oferecer mais segurança ao passageiro, já que as informações da corrida ficam registradas no sistema do Uber, usuários chineses têm reclamado que diversos motoristas e seus carros não batem com as informações enviadas pelo aplicativo – seja do modelo do carro, número da placa ou foto do motorista.

Tópicos relacionados