Roberta Queiroz   |   20/10/2016 13:38

Conheça 10 aplicativos que seguem a receita da Uber

Confira a seguir 11 aplicativos – algumas populares e outras nem tanto – que, apesar de acrescentarem alguns ingredientes, seguiram a mesma receita e já incomodam o modelo de negócio clássico, principalmente, em um cenário de retração econô

A ascensão da Uber nos Estados Unidos, no Brasil e em diversos outros lugares do mundo mostrou a força da economia compartilhada ou colaborativa, como preferir. O modelo de negócio é pautado em variações do compartilhamento pessoa-para-pessoa, em inglês, peer-to-peer.

Os projetos que nascem a partir desse conceito simplificam tarefas que, até então, eram consideradas burocráticas e caras. A abreviação do tempo e do dinheiro ao realizar tarefas do dia a dia deve-se muito à combinação dessas iniciativas, ou mesmo startups, na maioria das vezes alojada em um smartphone.

Atualmente, a Uber é o principal exemplo da economia compartilhada, e conquistou o status ao ligar donos de carros com pessoas que precisam de carona de forma direta e, assim, permitir que o proprietário, isto é, uma pessoa física, atue como uma empresa. Mas isso, nem de longe, significa que ela seja a única.

Confira a seguir dez aplicativos – alguns populares e outros nem tanto – que, apesar de acrescentarem alguns ingredientes, seguiram a mesma receita e já incomodam o modelo de negócio clássico, principalmente, em um cenário de retração econômica no Brasil.

1- CONTABILIZEI
Criada pelos curitibanos Vitor Torres e Fabio Bacarin, o aplicativo Contabilizei disponibiliza diversos serviços de contabilidade on-line bem mais baratos em comparação ao dos contadores tradicionais. Os sócios colocaram a ideia em prática em 2012 e viram a cartela de clientes aumentar nada menos do que 1.200% em um ano. “Eu sempre senti que os serviços de contabilidade poderiam sair da idade do papel e ser econômicos e inteligentes. Hoje, tudo é on-line, por que a contabilidade não deveria ser?”, provocou Torres. Aperte o play e saiba mais:



2- CABIFY
Considerado um concorrente da Uber em São Paulo e, recentemente, em Belo Horizonte, o Cabify também liga usuários a motoristas particulares. A grande diferença em relação ao rival é a cobrança. Enquanto a Uber cobra pelo tempo total da corrida, o Cabify tem preço fixo ao considerar apenas o quilômetro rodado.

Antes de desembarcar no Brasil, a plataforma já era utilizada em Portugal, Chile, Peru, México e Colômbia. Segundo o head de Operações e Logística no Brasil, Daniel Velazco-Bedoya, o serviço dever chegar em Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre e no Rio de Janeiro em breve. Confira alguns números do Cabify:

Facebook/Cabify

3- AIRBNB
O Airbnb é outra companhia que já caiu no gosto de alguns brasileiros e segue a “uberização”. A plataforma de hospedagem alternativa liga turistas a pessoas com quartos, casas e apartamentos. Até no castelo do Drácula dá para passar uma noite. O principal lema do Airbnb consiste em mergulhar o viajante na cultura local ao colocá-lo dentro de uma residência de um cidadão local. Presente em 191 países, a empresa foi o fornecedor oficial de hospedagem alternativa na Rio 2016 e teve mais de 81 mil hóspedes na Cidade de Maravilhosa durante o evento esportivo.

Divulgação
Os clientes que participarem da promoção do Airbnb poderão passar a noite de Halloween no Castelo Drácula, na Romênia
Os clientes que participarem da promoção do Airbnb poderão passar a noite de Halloween no Castelo Drácula, na Romênia

4- FLEETY
Comandada pelo cofundador e CEO André Marin, o Fleety aliou o modelo da Uber ao do Airbnb em um mesmo projeto. O aplicativo permite que proprietários de automóveis cadastrem seus carros para que outras pessoas possam alugá-lo quando ele estiver na garagem. O Fleety se responsabiliza pela segurança da operação, mas a retirada e devolução do veículo é negociada apenas entre dono e interessado na locação.



5- CHEFEX

Sabia que é possível ter um chef de cozinha preparando o almoço ou o jantar dentro de casa? Essa é a função do site Chefex, criado pelo brasileiro Pedro Barros. “O cliente não tem nenhuma preocupação quando nos contrata, pois garantimos a compra dos ingredientes, a preparação e o serviço in loco”, explicou o fundador, que pretende expandir o serviço para dez Estados nos próximos seis meses.

Facebook/Chefex

6- EASY CARROS
Dedicado principalmente aos taxistas e motoristas particulares, o Easy Carros possibilita que as pessoas encontrem, agendem e paguem por serviços automotivos como, por exemplo, lavagem por meio de um site ou aplicativo. A partir da solicitação, a empresa envia profissionais com certificado e uniforme na casa ou até mesmo no trabalho do cliente.

Facebook/Easy Carros

A ideia de Fernando Saddi nasceu em um momento descontraído e sem qualquer pretensão. “Um dia, quando estava saindo do escritório com um amigo meu, o Márcio William, um dos fundadores da Easy Taxi, ele me falou que meu carro estava muito sujo, e não dava nem para entrar. Expliquei que os meus horários não batiam com locais para lavar carros. Daí surgiu a ideia de criar um Easy Taxi para este serviço”, relatou. O serviço, portanto, oferece lavagem profissional de veículos onde o consumidor estiver.

7- SONTRA CARGO
Os caminhoneiros não estão de fora da economia colaborativa. A Sontra Cargo faz a conexão entre esses profissionais e a pessoa, ou empresa, que precisa transportar bens. O sistema funciona da seguinte forma: a transportadora cadastra a carga no aplicativo ou no site e o sistema envia a descrição a todos os caminhoneiros que atendam esse perfil e estejam próximos do local de saída. Entenda melhor:



8- CANAL DA PEÇA
Como o próprio nome sugere, carros também são o assunto do Canal da Peça. Aqui, o usuário pode comprar e vender peça de automóveis de forma autônoma. Segundo a empresa, o fato da startup não precisar se envolver com estoque e logística dá mais espaço para o investimento e desenvolvimento contínuo da atualização da plataforma.

Facebook/Canal da Peça


9- CONSULTA DO BEM
Aproximar médicos e pacientes é a função número um da ferramenta Consulta do Bem. O aplicativo mostra o tempo ocioso dos médicos em suas clínicas e, assim, permite o agendamento de consultas. Fique por dentro do projeto:



A ideia foi desenvolvida a partir do momento em que o médico e dono da startup, Marcus Vinícius Gimenes, percebeu que o preço das consultas poderia ser mais baixo se menos pacientes faltassem nos dias agendados. Atualmente, a rede possui 800 clínicas associadas e cerca de 400 mil horários de consultas disponíveis em um preço que varia entre R$ 58 e R$ 150.

10- DOG HERO
Ter cachorros em casa muitas vezes preocupa o dono na hoje de viajar. Alguns até chegam a cancelar saídas muito longas pelo fato de não ter uma pessoa de confiança, e com tempo (ou espaço), para cuidar dos animais. A Dog Hero pretende acabar com esse impasse ao aproximar tutor e anfitrião. A plataforma é capaz de encontrar uma hospedagem para o cãozinho baseado em proximidade, preço, ambiente apropriado ou qualquer outra necessidade. Descubra um pouco mais sobre a startup no vídeo a seguir:



Tópicos relacionados