Artur Luiz Andrade   |   03/08/2009 11:48

No internacional, Tam cresce e tem 20% da venda Favecc

Tam cresce nas vendas internacionais do Favecc e chega a 20% de participação nas vendas das 25 agências de viagens corporativas

A Tam ganhou 3,21 pontos percentuais e chegou a 20,1% das vendas internacionais do Favecc nos seis primeiros meses do ano. Vinte por cento de R$ 672,8 milhões, resultado da venda de passagens internacionais das 25 agências de viagens corporativas associadas ao fórum. O volume de vendas da Tam é quase o dobro da segunda colocada, a American Airlines e quase igual à soma da produção de American e de Air France, sendo que essas duas tiveram quedas de vendas no Favecc, enquanto a Tam cresceu robustos 3,21 pontos chegando a R$ 135 milhões.

Assim como no doméstico, o número de bilhetes emitidos caiu consideravelmente: de 431,1 mil em 2008, para 323,9 mil este ano (sempre considerando apenas o primeiro semestre).

A tarifa média, também como nas vendas nacionais, subiu. Foi de R$ 2.76,82 este ano, contra R$ 2.001,4 no ano passado.

As cinco maiores participações em vendas de passagens aéreas internacionais no Favecc foram: Tam, American Airlines, Air France, Tap e Lufthansa. O Favecc conta a Air France separadamente da KLM. Se o grupo for contado como um só, ficaria em terceiro lugar, por muito pouco atrás da American Airlines.

A Gol continua com participação tímida, de 1,78%, menos que a Lan, sua concorrente sul-americana (a empresa só opera na região), que tem 2,87% de share. A maior parte do share da Gol foi herdado da Varig, depois da fusão das malhas das duas empresas. Veja abaixo, quem caiu e quem cresceu em vendas com o Favecc nos seis primeiros meses do ano.

QUEM CRESCEU

Tam: share de 20,1% (aumento de 3,21 pontos)
Tap: share de 7,38% (crescimento de 0,06 ponto)
Delta: share de 4,72% (aumento de 0,25 ponto)
Lan: share de 2,87% (aumento de 0,33 ponto)
South African Airways: share de 2,25% (aumento de 0,59 ponto)
Copa: share de 2,16% (aumento de 0,18 ponto)
Emirates: share de 2,04% (aumento de 0,17 ponto)
Gol: share de 1,78% (aumento de 1,36 ponto)
Swiss: share de 1,74% (aumento de 0,46 ponto)
Avianca: share de 1,39% (aumento de 0,26 ponto)

QUEM CAIU

American Airlines: share de 10,92% (queda de 0,5%)
Air France: share de 8,10% (queda de 0,68%)
OUTRAS: share de 5,4% (queda de 0,42 ponto)
Lufthansa: share de 5,38% (queda de 0,1 ponto)
Iberia: share de 3,71% (queda de 0,16 ponto)
United: share de 3,28% (queda de 0,89 ponto)
Continental: share de 3,05% (queda de 0,38 ponto)
Alitalia: share de 2,8% (queda de 0,06 ponto)
KLM: share de 2,55% (queda de 0,36 ponto)
British Airways: share de 2,15% (queda de 0,12 ponto)
Aeroméxico: share de 1,95% (queda de 0,21 ponto)
Japan Airlines: share de 1,75% (queda de 0,03 ponto)
Air Canada: share de 1,44% (queda de 0,19 ponto)
Aerolíneas Argentinas: share de 1,09% (queda de 0,56 ponto)

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18746 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.