Artur Luiz Andrade   |   03/08/2009 11:42

Share da Tam cai 8,6 pontos no doméstico do Favecc

Tam lidera vendas domésticas no Favecc, mas perdeu 8,66 pontos percentuais. Maior causa foram o crescimento de Azul, Webjet e Trip

As vendas de passagens aéreas domésticas das 25 agências de viagens corporativas associadas ao Favecc somaram, no primeiro semestre deste ano, R$ 902 milhões, queda em relação aos R$ 976 milhões do mesmo período no ano passado.

O número de bilhetes emitidos também caiu. No primeiro semestre de 2008, foram 2,2 milhões de bilhetes. Em 2009, foram 1,95 milhão.

A tarifa média, no entanto, aumentou de R$ 445,17 para R$ 462,79 nas passagens aéreas domésticas comercializadas pelo Favecc.

A Tam domina as vendas domésticas mas sua participação (share) caiu 8,66 pontos. Era de 62,39% e no primeiro semestre de 2009 foi de 53,73%.

Já a Gol tinha 25,67% e cresceu para 33,8%, um aumento de 8,13 pontos. Isso se explica, em parte, pela transferência de share da Varig, usada pela Gol apenas em poucas rotas na América do Sul, com 0,05% de participação. Antes a empresa tinha 6,31%, transferidos para a Gol. Mesmo assim, a companhia conseguiu um pouco.

O crescimento das “nanicas” também é causa da queda no share da Tam. A OceanAir subiu de 3,09% para 3,68%. E três empresas que davam praticamente traço, agora têm 2,55% (Trip) e 2,17% (Webjet). A novata Azul já chega com 2,15% das vendas domésticas do Favecc. As demais empresas somam 1,87%.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18745 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.