Artur Luiz Andrade   |   03/08/2009 11:42

Share da Tam cai 8,6 pontos no doméstico do Favecc

Tam lidera vendas domésticas no Favecc, mas perdeu 8,66 pontos percentuais. Maior causa foram o crescimento de Azul, Webjet e Trip

As vendas de passagens aéreas domésticas das 25 agências de viagens corporativas associadas ao Favecc somaram, no primeiro semestre deste ano, R$ 902 milhões, queda em relação aos R$ 976 milhões do mesmo período no ano passado.

O número de bilhetes emitidos também caiu. No primeiro semestre de 2008, foram 2,2 milhões de bilhetes. Em 2009, foram 1,95 milhão.

A tarifa média, no entanto, aumentou de R$ 445,17 para R$ 462,79 nas passagens aéreas domésticas comercializadas pelo Favecc.

A Tam domina as vendas domésticas mas sua participação (share) caiu 8,66 pontos. Era de 62,39% e no primeiro semestre de 2009 foi de 53,73%.

Já a Gol tinha 25,67% e cresceu para 33,8%, um aumento de 8,13 pontos. Isso se explica, em parte, pela transferência de share da Varig, usada pela Gol apenas em poucas rotas na América do Sul, com 0,05% de participação. Antes a empresa tinha 6,31%, transferidos para a Gol. Mesmo assim, a companhia conseguiu um pouco.

O crescimento das “nanicas” também é causa da queda no share da Tam. A OceanAir subiu de 3,09% para 3,68%. E três empresas que davam praticamente traço, agora têm 2,55% (Trip) e 2,17% (Webjet). A novata Azul já chega com 2,15% das vendas domésticas do Favecc. As demais empresas somam 1,87%.

Tópicos relacionados