Skyteam promove palestra sobre etiqueta corporativa
A importância da etiqueta nas relações corporativas foi o tema que a consultora na área de Etiqueta Empresarial e Marketing Pessoal, Célia Leão, apresentou em uma palestra promovida agora à noite pela aliança Skyteam na Fecomercio, em São Paulo
A importância da etiqueta nas relações corporativas foi o tema que a consultora na área de Etiqueta Empresarial e Marketing Pessoal, Célia Leão, apresentou em uma palestra promovida agora à noite pela aliança Skyteam na Fecomercio, em São Paulo. Cerca de 60 gestores de viagens e secretárias de empresas participaram do evento, que foi finalizado com um coquetel.
“Trata-se de um tema muito importante e presente nas nossas relações com os clientes e nas deles com os demais colaboradores da empresa”, disse Paulo Barboza, que Alitalia, que falou em nome da aliança. Havia dois anos que a Skytaem não realiza um seminário. “Teremos ainda uma reunião nesta semana para definir qual o tema e a data do próximo evento, em 2010”, assegurou Barboza.
Bem humorada e usando de exemplo do cotidiano, Célia cativou o público do começo ao fim da palestra, que teve quase 1h30 de duração. Ela falou de vários temas nas relações corporativas, como pontualidade, refeições de negócios, cumprimentos e roupa etc. “Elegância não tem nada a ver com marca e, hoje em dia, muitas mães se vestem como as suas filhas, mas nem tudo fica adequado”, afirmou. “Para os homens, basta um terno, o pin da empresa, a aliança de casado – se for o caso – e um relógio clássico que estão bem”, completou.
Sobre equipamentos eletrônicos, Célia disse que as pessoas podem usá-los, mas de “um jeito elegante”. Isso quer dizer, segundo a especialista, por exemplo, com o telefone celular: “não colocá-lo em cima da mesa do almoço, pois a prioridade naquele momento é quem senta com a pessoa; e não falar no elevador”. Em relação aos e-mails, “que hoje ninguém, responde”, a pessoa pode demorar, mas “tem de responder, peça desculpas pelo atraso, mas não deixe de responder”.
Quem quiser conhecer mais o trabalho da palestrante, acesse a página www.etiquetacelialeao.com.br.
“Trata-se de um tema muito importante e presente nas nossas relações com os clientes e nas deles com os demais colaboradores da empresa”, disse Paulo Barboza, que Alitalia, que falou em nome da aliança. Havia dois anos que a Skytaem não realiza um seminário. “Teremos ainda uma reunião nesta semana para definir qual o tema e a data do próximo evento, em 2010”, assegurou Barboza.
Bem humorada e usando de exemplo do cotidiano, Célia cativou o público do começo ao fim da palestra, que teve quase 1h30 de duração. Ela falou de vários temas nas relações corporativas, como pontualidade, refeições de negócios, cumprimentos e roupa etc. “Elegância não tem nada a ver com marca e, hoje em dia, muitas mães se vestem como as suas filhas, mas nem tudo fica adequado”, afirmou. “Para os homens, basta um terno, o pin da empresa, a aliança de casado – se for o caso – e um relógio clássico que estão bem”, completou.
Sobre equipamentos eletrônicos, Célia disse que as pessoas podem usá-los, mas de “um jeito elegante”. Isso quer dizer, segundo a especialista, por exemplo, com o telefone celular: “não colocá-lo em cima da mesa do almoço, pois a prioridade naquele momento é quem senta com a pessoa; e não falar no elevador”. Em relação aos e-mails, “que hoje ninguém, responde”, a pessoa pode demorar, mas “tem de responder, peça desculpas pelo atraso, mas não deixe de responder”.
Quem quiser conhecer mais o trabalho da palestrante, acesse a página www.etiquetacelialeao.com.br.