Claudio Schapochnik   |   16/12/2009 11:57

"Deixamos a política para nossa entidade maior, a Abav", diz Favecc sobre nova associação, ainda sem nome, com TMC

O Favecc e a TMC Brasil estão de fato unidades a partir de hoje. As duas entidades do setor de viagens corporativas lideradas pelos presidentes, respectivamente, Francisco Leme da Silva e André Carvalhal, comunicaram, em entrevista coletiva no hotel Intercontinental São Paulo, a união

O Favecc e a TMC Brasil estão de fato unidas a partir de hoje. As duas entidades do setor de viagens corporativas lideradas pelos presidentes, respectivamente, Francisco Leme da Silva e André Carvalhal, comunicaram, em entrevista coletiva no hotel Intercontinental São Paulo, a união das duas associações. A nova entidade, que ainda não está juridicamente constituída e nem tem nome definido, é responsável por 25% do faturamento total do segmento no País – cerca de R$ 34 bilhões.

“Esse anúncio é um marco para o Brasil, pois estamos criando a maior entidade do setor no País e na América Latina”, resumiu Silva. “Contratamos a consultoria da Deloitte de comum acordo com a TMC Brasil e estamos muito satisfeitos com o desenho que a empresa fez para a nova associação”, completou o dirigente. “Estamos buscando fazer uma entidade profissional e deixamos a política para a nossa entidade maior, a Abav Nacional". O Favecc deixou na semana passada o Conselho Nacional de Turismo (CNT), coordenado pelo MTur e que tem a Abav como um dos membros.

Para Carvalhal, a criação da nova associação é uma “retomada de cinco anos, quando houve uma ruptura”. “Todos nós, associados das duas entidades, não apenas eu nem o Francisco como presidentes, queríamos a mesma coisa: criar uma entidade forte e abrangente, com um desenho feito por uma das maiores consultorias do setor, a Deloitte”, completou o executivo.

DESENHO DA ENTIDADE
Segundo a apresentação do diretor de Consultoria da Deloitte, Henri Vahdat, as atuais 30 empresas das duas entidades – 25 do Favecc e seis da TMC Brasil, mas como a Maringá Turismo está presente nas duas, a consultoria usa o número de 30 membros – serão convidadas a participar da nova entidade. “Trata-se de uma nova associação e, por isso, os proprietários poderão ou não aderir, a decisão é pessoal”, disse Silva.

Haverá uma assembleia geral, um conselho de administração (sete membros), um conselho fiscal (três titulares e três suplentes), seis comitês (adesão/ética, pessoas/capacitação, produto, tecnologia/inovação, regulatório e processos/serviços. “Haverá ainda uma diretoria executiva e profissional, uma secretária, um assistente para comitês e grupos de trabalho e um assistente financeiro”, disse Vahdat. “Também está previsto um conselho consultivo com ex-presidente da nova entidade, que deverá ser formado em 2015”, disse ele.

As empresas associadas serão divididas em quatro segmentos: pequenas, médias, grandes e globais. “Uma empresa global é aquela que está presente em mais de 30 países e três continentes e a grande, assim como a média e a pequena, o critério é o faturamento. Cada empresa pertencerá a apenas uma categoria”, explicou Carvalhal.

Toda a agenda futura da entidade, assim como a criação do nome e do CNPJ e o fechamento das duas entidades antigas, serão definidas e concretizadas a partir do próximo mês.

“Até a criação, agiremos de forma junta e separada ao mesmo tempo”, disse Silva. “E as marcas Favecc e TMC Brasil permanecerão com a nova entidade como propriedade intelectual.”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS