Pesquisa mostra que empresas usam só uma TMC
Empresas que antes trabalhavam com duas ou três agências corporativas adotam apenas uma TMC agora.
Empresas que antes trabalhavam com duas ou três agências corporativas adotam apenas uma TMC agora. Essa é uma das conclusões da pesquisa realizada pela Franceschini Análises de Mercado, em parceria com a Academia de Viagens Corporativas, para a terceira edição do Fórum Alatur. Encomendada pela Alatur, a pesquisa entrevistou 203 das mil maiores empresas instaladas no Brasil, como no ano passado, e seus resultados foram apresentados resumidamente na manhã de hoje no Fórum Alatur. Nesta tarde, às 17h, os resultados serão detalhados para os participantes.
Além da constatação de que as empresas estão preferindo trabalhar com uma TMC, a pesquisa mostra também a migração do gestor de viagens para a área de compras dentro das empresas. "Constamos que o setor de compras é responsável pelo processo completo da viagem corporativa em 18% das empresas entrevistadas", disse a diretora da Academia de Viagens, Viviânne Martins. A presidente da Franceschini Análises, Adélia Franceschini, ressaltou ainda o fato de que as viagens corporativas passam por processo de comoditização. "Isso é uma realidade e mostra, na prática, que a TMC deve oferecer cada vez mais. Se a viagem é um commodity, precisamos oferecer os recursos de gerenciamento", alertou Patricia Thomas, também da Academia de Viagens Corporativas.
Além da constatação de que as empresas estão preferindo trabalhar com uma TMC, a pesquisa mostra também a migração do gestor de viagens para a área de compras dentro das empresas. "Constamos que o setor de compras é responsável pelo processo completo da viagem corporativa em 18% das empresas entrevistadas", disse a diretora da Academia de Viagens, Viviânne Martins. A presidente da Franceschini Análises, Adélia Franceschini, ressaltou ainda o fato de que as viagens corporativas passam por processo de comoditização. "Isso é uma realidade e mostra, na prática, que a TMC deve oferecer cada vez mais. Se a viagem é um commodity, precisamos oferecer os recursos de gerenciamento", alertou Patricia Thomas, também da Academia de Viagens Corporativas.