Filip Calixto   |   21/09/2021 15:31   |   Atualizada em 21/09/2021 15:43

Braztoa: 95% das operadoras venderam internacional em agosto

Boletim Braztoa nota o crescimento das vendas de viagens para fora e aponta os entreves na retomada

Divulgação
95% das operadoras efetuaram vendas para fora do país em agosto
95% das operadoras efetuaram vendas para fora do país em agosto
A reabertura das fronteiras internacionais para brasileiros vacinados ou com teste negativo para covid-19 parece ter animado o turista nacional a redescobrir o mundo. Dados revelados hoje (21), pelo Boletim Mensal da Braztoa, mostram que, em agosto, 95% das operadoras efetuaram vendas para fora do País e 16% desse montante foram para viagens que ocorreram no próprio mês de compra.

Frederico Levy, vice-presidente da Braztoa, relatou, no lançamento do boletim, como a reabertura de países de forte apelo para viajantes brasileiros repercute na procura. Citando a permissão concedida ontem (20) pelos Estados Unidos para receber novamente os brasileiros, o executivo conta que o impacto foi imediato. De acordo com ele, desde o anúncio o seu telefone começou a “tocar muito mais”.

“A demanda para os EUA já existia nos últimos meses, mas de forma cautelosa. Tinha gente comprando para janeiro sem saber se poderia viajar. Com essa novidade, a tendência é que as vendas cresçam rápido. Acredito num impacto maior do que o que vimos com a reabertura de alguns países da Europa”, aponta Levy.

PANROTAS / Emerson Souza
Frederico Levy, vice-presidente da Braztoa
Frederico Levy, vice-presidente da Braztoa
O crescimento das vendas de viagens internacionais se confirma com outros números trazidos pela pesquisa. Ainda segundo o relatório da Braztoa, 32% das vendas de agosto para fora do País terão a viagem comprada realizada ainda este ano e 30% devem acontecer ao longo do primeiro semestre do ano que vem.

As vendas de internacional cresceram 22% na comparação entre julho e o mês seguinte. Os destinos internacionais mais procurados em agosto foram: Cancun, Dubai, Egito e Maldivas.

NACIONAIS
Além do crescimento na procura por viagens para fora do País, o levantamento também retratou o momento da procura pelo doméstico. Nesse sentido, 88% das operadoras ligadas à associação afirmam ter efetuado vendas para destinos nacionais. Desse montante, 31% foram para viagens realizadas no próprio mês de agosto e 43% foram para embarque ainda em 2021.

No doméstico, Fortaleza, Salvador, Gramado (RS), Natal e São Paulo apareceram como os destinos mais procurados.

Na repartição do total de vendas feitas durante o mês de agosto, a pesquisa informou que 65,31% foram para dentro do Brasil e 34,69% foram para fora.

FATURAMENTO DAS OPERADORAS
Em agosto, segundo relata o boletim, 41% das operadoras faturaram 50% ou mais da média histórica (2019), enquanto 38% seguem com as vendas na média de 25% do período pré-pandemia e 20% contabilizam entre 25% e 50% dos patamares de 2019.

Ao se comparar o desempenho dos últimos dois meses, a constatação de que 100% das operadoras associadas à Braztoa efetuaram vendas em agosto reforça o caminho de recuperação dessas empresas.

DESAFIOS PARA A RETOMADA DO INTERNACIONAL
O Boletim Mensal da Braztoa ainda trouxe um aspecto qualitativo avaliando os desafios em torno da volta das viagens internacionais. Nesse recorte, as empresas participantes apontaram que as restrições de circulação entre países, retomada da malha aérea e os valores dos bilhetes aéreos são os principais entraves do momento.

O valor e a variação cambial, além do surgimento de novas variantes da covid-19 aparecem em seguida na lista que ainda traz como destaque a instabilidade política do Brasil e tipos de vacina aceitos pelo mundo.

PANROTAS / Emerson Souza
Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa
Roberto Nedelciu, presidente da Braztoa
Outros fatores que figuram na lista são antigos pleitos do setor, que seguem em busca de resoluções, como o IRRF (que pode perder a competitividade e comprometer a evolução do emissivo internacional), segurança pública, inflação, poder de compra das famílias, entre outros.

“Mais uma vez, constatamos que a informação de qualidade é a chave para a recuperação do Turismo. Esta edição do Boletim, além de evidenciar os desafios, nos mostrou que as vendas internacionais, assim como para destinos do Brasil, têm seu público e voltarão, pouco a pouco, de acordo com cada sinalização positiva para os brasileiros. Claro, o trabalho para vencer tantos outros gargalos é grande, mas perceber, em números, que essa reconstrução está acontecendo traz ainda mais ânimo para esta caminhada, que está só começando”, disse o presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu.

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