Da Redação   |   27/09/2020 11:05

DIA MUNDIAL DO TURISMO: Diversas formas de voltar a viajar

Editor-chefe da PANROTAS escreve artigo sobre o Dia Mundial do Turismo e a retomada das viagens

Divulgação
Aeroporto de Fortaleza
Aeroporto de Fortaleza
ARTIGO - DIA MUNDIAL DO TURISMO


"Voltando a viajar

Artur Luiz Andrade
editor-chefe e CCO da PANROTAS


Onde estão as oportunidades para a retomada consistente das viagens? Em primeiro lugar, no desejo de todo mundo de sair pelo Brasil e pelo mundo para relaxar, desestressar, reconectar-se consigo mesmo e com o planeta. Ver como ficou o mundo depois desse furacão covidiano. Um desejo que virou necessidade e se soma a outras necessidades represadas e ligadas aos negócios, saúde, afeto...

E para que essas viagens se materializem é preciso ter segurança de que é possível viajar – e nós, da indústria de Viagens e Turismo, sabemos que sim. Cabe então a todos nós, profissionais desse setor, reunir e comunicar as informações de segurança, fiscalizar e incentivar empresas, destinos e autoridades a adotarem os protocolos e medidas, e adequar o produto à necessidade (desejo, vontade) dos clientes, e sua disponibilidade e expectativa para voltar a explorar novos e velhos horizontes.

A oportunidade também está na chacoalhada que a crise deu em todos nós, abrindo e aguçando nossos sentidos para produtos, destinos e serviços que antes não estavam em nossa prateleira: dos eventos híbridos às reuniões virtuais, da atenção maior à saúde às viagens com propósito, dos destinos pertinho de nossas casas às expedições para poucos, do cuidado com o animal de estimação do viajante até as necessidades que ele vai ter a cada momento da jornada. Dos nichos às viagens mais ousadas e impensáveis.

Retomada é também a oportunidade de fazer diferente, de ser menor, mais eficiente e enxuto, de ter outras prioridades... dar um reset, mas sem perder o que acumulamos de melhor, adaptado para os novos cenários e situações – ou guardado em um cantinho seguro para ser acionado a qualquer momento.

Sim, o viajante pode fazer sozinho todo o planejamento de sua viagem, gerenciar suas milhas, acumular pontos aqui e ali, comparar preços com várias ferramentas, ler todos os protocolos, ver as melhores formas de pagamento, buscar dicas do que fazer no destino, simular a hospedagem em diversas categorias, usar os mais diversos tipos de transporte e voltar feliz e realizado de sua viagem.

Mas ele pode também não ter tempo, paciência e habilidade para fazer tudo isso – ou mesmo parte de tudo isso. Ou pode não querer. Não precisar. Ele pode querer conversar, trocar ideias, ouvir e ver outros ângulos e opções para sua viagem. Ele pode não saber que precisa de assistência e consultoria em uma viagem ou que se tiver sua viagem será muito melhor.

A pandemia e esse início de retomada propiciam, portanto, que todos se reconectem em torno de um só objetivo: voltar a viajar. Alguns continuarão no “faça você mesmo”; outros voltarão a comprar com consultores, agentes, profissionais de Turismo; os clientes fieis vão querer prioridade no atendimento; haverá os que comprarão um pouco em cada canal, dependendo da viagem... o importante é ver a indústria de pé novamente, crescendo e com um mercado muito maior para todos. Sem overtourism, sem aglomeração, mas com a preocupação com a sustentabilidade e continuidade do lugar visitado. Há espaço para todos, há destinos para todos... e uma forma de comprar e reservar adequada para cada tipo de viajante.

Que os profissionais de Turismo consigam mostrar toda sua relevância e diferenciais (cada vez mais evidentes) nessa retomada e que todos os players consigam conviver em harmonia e união para que o mundo volte a viajar, e essa indústria volte ao caminho de desenvolvimento e integração, interrompido alguns meses atrás.

Interrupção que serviu para repensarmos nossas certezas, negócios e prioridades. E vermos que a oportunidade não está na crise e nem foi criada na pandemia... já estava dentro de nós e agora retomou o caminho para viagens inesquecíveis."

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias