Maria Izabel Reigada   |   10/01/2008 12:35

Acordo Abav/Tam: veja as dúvidas mais freqüentes

Acordo Abav/Tam: veja as duvidas mais frequentes “Nao fiquem assustados, que tudo e normal.” A frase e do gerente comercial da Tam, Toni Ga

PANROTAS / Emerson Souza
O presidente da Abav-SP, Edmar Bull, o consultor jurídico da Abav Nacional, Paulo Wiedmann, e Toni Garcia, gerente da Tam
O presidente da Abav-SP, Edmar Bull, o consultor jurídico da Abav Nacional, Paulo Wiedmann, e Toni Garcia, gerente da Tam
“Não fiquem assustados, que tudo é normal.” A frase é do gerente comercial da Tam, Toni Garcia, que na manhã de hoje esclareceu as dúvidas dos agentes de viagens sobre a aplicação do acordo Abav/Tam, ao lado do presidente da Abav-SP, Edmar Bull, e do consultor jurídico da Abav Nacional, Paulo Wiedmann. As dúvidas mais freqüentes dos profissionais dizem respeito à emissão da nota fiscal – a agência passa a emitir para o passageiro, em lugar da companhia aérea –, à documentação do processo para o passageiro e ao pagamento com cartão de crédito.

Para o passageiro, além do e-ticket com a descriminação da tarifa, das taxas (onde aparecem somadas as taxas de embarque e o valor da remuneração) e o total que será pago pelo cliente final, é entregue a fatura e a nota fiscal. No pagamento com cartão de crédito, será descontada da remuneração, pela Tam, a taxa de 2,75% - como taxa de administração do cartão. O pagamento à agência será realizado nos prazos de vencimento dos cartões e, no caso do pagamento à vista, já é descontado pela agência. O processo é realizado automaticamente no portal da Tam e a remuneração não pode ser alterada pelo agente. “A comissão, se não morreu, está morrendo. A gente tem de chamar de remuneração. Isso não é taxa de serviço. É uma remuneração fechada”, lembrou o consultor jurídico da Abav.

A partir de amanhã, quando o acordo entra em vigor – à 0h de hoje o portal da Tam já exibe o novo sistema, válido apenas para os bilhetes domésticos –, a tarifa Yankee, base para as demais, será reduzida em 10%. O presidente da Abav-SP aconselhou os agentes a documentarem os valores das tarifas hoje, para mostrar ao passageiro que ele não está pagando mais caro. Edmar Bull destacou ainda que as reemissões passam a ser cobradas nos valores faciais do bilhete. “A remuneração não é sobre a diferença do valor, mas sobre o valor completo do bilhete”, lembrou.

O gerente da Tam, Toni Garcia, afirmou que o adiamento na aplicação da nova modalidade de remuneração sobre as contas de órgãos e empresas públicas deve ocorrer somente até o próximo dia 17. “Até lá já teremos o novo sistema, discriminando uma área para as contas públicas, para a aplicação do código GR”, afirmou. O site da Tam continuará oferecendo o treinamento on-line da nova modalidade e as regionais das Abavs, bem como os escritórios da Tam, continuarão a atender as dúvidas dos agentes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8440 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/mercado/2008/01/acordo-abav-tam-veja-as-duvidas-mais-frequentes-_34790.html ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo produzido pela PANROTAS Editora é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização da PANROTAS Editora (copyright@panrotas.com.br).

Mais notícias