Especial para o Portal PANROTAS PANROTAS Brasília   |   05/05/2008 19:21

Abav terá 15 dias para recompor acordo com a Tam

Abav tera 15 dias para recompor acordo com a Tam A Comissao de Defesa do Consumidor da Camara dos Deputados vai mesmo exigir que a Abav Naci

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados vai mesmo exigir que a Abav Nacional reconsidere o acordo firmado com a Tam, que aboliu o comissionamento nas vendas de passagens aéreas e instituiu uma taxa de administração a ser cobrada pelas agências de viagens dos passageiros, "sob pena de ser criminalmente processada por infringir a lei da concorrência (Lei 8.884) e Código de Defesa do Consumidor". Foi o que informaram há pouco os deputados Celso Russomanno e Vital do Rego Filho, presidente e integrante da Comissão, após reunião realizada esta tarde em São Paulo, com o presidente Carlos Alberto Amorim Ferreira, o consultor jurídico Paulo Wiedmann e outros dirigentes da entidade.

Russomanno disse que, na condição de presidente da Comissão, até esta próxima quarta-feira vai oficiar a Abav quanto à necessidade de rever o acordo, dando um prazo de quinze dias para o destrato. A reunião, segundo ele, agradou à Comissão de Defesa do Consumidor, "pela sensibilidade quanto aos problemas criados ao consumidor" anotada por parte da Abav Nacional.

Com a reunião de hoje, a defesa do fim do acordo passa a ser uma exigência formal da Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Defesa do Consumidor, que convocou o encontro no inicio de abril passado, durante audiência pública realizada em Brasília. "Não tomamos nenhuma iniciativa, até agora, de acionar criminalmente e civilmente a Abav porque sentimos o desejo da entidade em resolver a questão sem maiores conflitos", disse ainda Russomanno.

Para o deputado Vital do Rego Filho (PSDB-PB), a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara decidiu por pedir o rompimento do acordo após receber inúmeras reclamações de agentes de viagens e passageiros de todo o Brasil. "Pelo alcance do mercado, não há como aceitar um acordo que fere frontalmente a Lei", disse ele, que ficou encarregado de relatar os resultados da reunião aos demais membros da Comissão, nesta quarta-feira, em Brasília.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

PANROTAS Brasília

PANROTAS Brasília tem 1014 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/politica/2008/05/abav-tera-15-dias-para-recompor-acordo-com-a-tam_37560.html ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo produzido pela PANROTAS Editora é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização da PANROTAS Editora (copyright@panrotas.com.br).

Mais notícias