Victor Fernandes   |   02/03/2020 12:20

Expedia revela hábitos de viajantes domésticos e do exterior no Brasil

Enquanto estrangeiros gastam mais e ficam por mais tempo hospedados, os domésticos preferem o celular.

Wikicommons
Rio de Janeiro é a preferida entre viajantes internacionais
Rio de Janeiro é a preferida entre viajantes internacionais
O Expedia Group revelou dados sobre os hábitos de viajantes doméstico e do exterior a destinos brasileiros em 2019. Enquanto os viajantes internacionais gastam mais e ficam por mais tempo hospedados, os que se deslocam dentro do próprio país são mais propensos ao uso do smartphone. A pesquisa revela uma alta do Turismo brasileiro com altas de 20% nas viagens para São Paulo e Rio de Janeiro comparado a 2018.

“O Brasil vive um momento de retomada econômica e crescimento nas viagens para muitos de seus destinos. Mas para explorar ao máximo essa oportunidade é necessário conhecer os diversos tipos de viajantes e seus hábitos. Esse é o principal objetivo do Expedia Group por aqui: que nossos parceiros estejam sempre bem preparados e munidos de informações para atender da melhor forma quem visita as cidades brasileiras”, comentou a Area Manager para o Brasil do Expedia Group, Raquel Lima.

Veja abaixo os principais dados tirados da demanda por viagens ao Brasil durante o ano de 2019.

Destinos preferidos

São Paulo e Rio de Janeiro seguem sendo as cidades mais procuradas tanto por brasileiro quanto por estrangeiros. Mas, a partir do terceiro lugar, a preferência muda, com os turistas internacionais preferindo cidades menores e tradicionalmente turísticas, enquanto os deslocamentos domésticos se dirigem principalmente às capitais. Confira as cinco cidades mais procuradas de acordo com a origem do viajante em 2019.

Viajantes domésticosViajantes internacionais
São Paulo
Rio de Janeiro
Rio de JaneiroSão Paulo
BrasíliaBúzios
FortalezaFoz do Iguaçu
CuritibaSalvador

Comportamento de viagem

Os viajantes de fora do País costumam gastar mais com hospedagem, com uma diária média 30 dólares maior do que a paga pelos viajantes domésticos. Porto de Galinhas, São Paulo, Angra dos Reis, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu são os destinos com a maior diária média paga por esse público, enquanto Curitiba, Recife, Manaus, Belém e Goiânia apresentam alguns dos valores médios mais baixos.

Viajantes internacionais também planejam os deslocamentos com maior antecedência, fazendo a reserva com uma média de 31 dias antes da viagem, contra 18 dos viajantes domésticos. Eles também ficam em média um dia a mais hospedados nos destinos que visitam.

Plataforma e pacotes

Ainda que gastem mais, estrangeiros ainda preferem métodos de reserva mais tradicionais: apenas 22% deles o fazem pelo smartphone, enquanto entre os viajantes domésticos o percentual sobe para 41%.

Por outro lado, quem vem de fora do Brasil tem maior possibilidade de reservar pacotes de viagem (voo + hospedagem): a demanda internacional por eles é 4 vezes maior que a dos viajantes domésticos, considerando a proporção em relação ao total reservado.

Origem e época da viagem

Os países que mais enviaram viajantes ao Brasil em 2019 foram: Estados Unidos, Argentina, Reino Unido, Chile e França. Mas há outros mercados que cresceram e se aproximaram desses durante o ano: Emirados Árabes, Portugal e Colômbia são países de origem em que a demanda por viagens ao Brasil dobrou ou ficou perto disso, em relação a 2018.

Enquanto as viagens domésticas se distribuem de forma uniforme ao longo do ano, os deslocamentos internacionais apresentam comportamentos diferentes. No caso da Argentina e do México, 50% da demanda se concentrou nos três primeiros meses do ano. Viagens da França, por outro lado, tiveram um pico em agosto, enquanto 25% dos oriundos da Alemanha escolheram novembro e dezembro para vir ao Brasil.

Tópicos relacionados