Felippe Constancio   |   08/12/2016 19:21

Desobediência a políticas de viagens gera prejuízo, aponta pesquisa

Encorajar viajantes a cumprirem com a política de viagens da companhia pode fazer uma grande diferença. Confira


Austrian Airlines/flickr

Se as políticas de viagens fossem integralmente cumpridas, as empresas conseguiriam reduzir seus custos em até 15%, segundo a pesquisa feita pelo Solutions Group da Carlson Wagonlit Travel (CWT). A publicação “Gestão de Comportamento: uma nova maneira de pensar sobre um antigo problema” também aponta os desafios de conformidade com a política de viagens e como influenciar o comportamento dos viajantes.

Chefe do CWT Solutions Group para Américas, Katie Raddatz frisa a dificuldade da gestão das empresas em assegurar que os viajantes cumpram as regras. "Departamentos de viagens gastam tempo significativo e recursos obtendo as melhores negociações corporativas para manter seus custos baixos. Mas viajantes frequentes acreditam que a política não se aplica a eles ou eles apenas não conhecem a política. O cumprimento efetivo da política é frequentemente uma das partes mais difíceis da gestão de viagens, mas também a área com mais significativos missed savings."

Na semana passada, o PANROTAS trouxe um estudo conduzido pela GBTA junto com a HRS sobre a diferença entre o entendimento de viajantes corporativos em relação às políticas das empresas e o que as políticas de viagens limitam ou permitem de fato - clique aqui para conferir.

SOLUÇÃO
O Solutions Group desenvolveu um sistema para engajamento de viajantes, o Traveler 360 (T360), que, segundo a CWT, "busca em todas as direções para encontrar todas as maneiras possíveis de atingir e educar o viajante a melhorar a conformidade com a política e recapturar missed savings significativos". Segundo ela, esta abordagem segmentada fornece ferramentas aos gestores para gerenciarem o comportamento do viajante de forma mais ativa.

O sistema envolve quatro estágios: análise, educação, engajamento e competição. Na parte de análise, o profissional que gerencia viagens verifica os potenciais savings e os diferentes perfis de viajantes para descobrir situações não-conformes. Na fase de educação, uma pontuação é criada para educar os viajantes, utilizando termos e linguagem comuns com um formato que pode ser imediatamente executado.

Na terceira fase, a solução para contenção de gastos que poderiam (e deveriam) ser evitados envolve engajamento do viajante, que recebe relatórios de suas viagens. Segundo a CWT, as informações objetivas nos relatórios facilitam a comunicação entre gestores e empregados da companhia. Por fim, o estágio "competição" envolve a criação de um gamification ao viajante que promove comportamento positivo apresentando elementos motivacionais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felippe Constancio

Felippe Constancio tem 571 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS