Artur Luiz Andrade   |   02/02/2017 16:17

Alatur JTB anuncia projetos para chegar aos R$ 5 bi

O presidente da JTB Americas, Jun Takeda, está no Brasil para a oficialização da compra de uma maior participação do grupo japonês na Alatur JTB, uma das três maiores TMCs do País. Antes com 47% de participação, agora os japoneses


Emerson Souza
Eduardo Kina (CEO Alatur JTB), Ricardo Ferreira e Francisco Carpinelli (sócios), Jun Takeda (presidente JTB Americas), Marcos Balsamão (sócio) e Tetsu Suzuki (diretor no Brasil)
Eduardo Kina (CEO Alatur JTB), Ricardo Ferreira e Francisco Carpinelli (sócios), Jun Takeda (presidente JTB Americas), Marcos Balsamão (sócio) e Tetsu Suzuki (diretor no Brasil)
O presidente da JTB Americas, Jun Takeda, está no Brasil para a oficialização da compra de uma maior participação do grupo japonês na Alatur JTB, uma das três maiores TMCs do País. Antes com 47% de participação, agora os japoneses são majoritários (mas não revelaram o percentual) e os sócios brasileiros Francisco Carpinelli, Ricardo Ferreira e Marcos Balsamão passam a posições consultivas no conselho, com a minoria das ações. “Isso não significa o fim de uma jornada e sim mais um capítulo da história da Alatur e da Alatur JTB”, disse Ferreira, ao mostrar a evolução da empresa por meio de reportagens do Jornal PANROTAS, Portal PANROTAS, Isto É Dinheiro e Valor Econômico.

“Em meio às surpresas do Brasil, mostramos nosso comprometimento com esse mercado ao aumentarmos nossa participação na Alatur JTB”, afirmou Jun Takeda ao Portal PANROTAS. “Queremos aproveitar e investir mais, tendo a Alatur JTB como centro das nossas ações na região”. A meta da Alatur JTB é chegar aos R$ 5 bilhões de faturamento em 2018, sendo que R$ 3,5 bilhões com crescimento orgânico e o restante com aquisições. Há a meta também de diversificar os negócios, fazendo o corporativo representar 50% das vendas (hoje esse percentual é de 75%).

O crescimento, segundo o CEO da Alatur JTB, Eduardo Kina, contemplará a venda B2B de Lazer, incluindo produtos high end e da operadora 55 Destinos; as letras C e E do Mice (ou seja, congressos e feiras); o segmento high touch em incentivos; e a venda on-line tanto no corporativo quanto no lazer. “Mas não seremos uma OTA. Há um meio termo em que acreditamos para atender o bleisure de nossos clientes corporativos on-line”, disse Kina.
Takeda se disse bastante satisfeito com a relação com a Alatur, apesar dos desafios de integrar costumes e hábitos tão diferentes. “Encontramos sim uma cultura diferente, mas profissionais bem relacionados e preparados, com relações fortes com fornecedores e uma ótima base de clientes”, analisou.

O EVENTO
Na passagem pelo Brasil, Jun Takeda tem encontros com os funcionários e os clientes da Alatur JTB. Mas o almoço de hoje foi para parceiros e até concorrentes, uma verdadeira reunião dos Mais Poderosos do Turismo. “O trade precisa conhecer mais a Alatur JTB e vice-versa”, disse Ricardo Ferreira.

O depoimento de Sueli Carpinelli, homenageada por Ferreira, resume a relação da Alatur com a JTB, e que hoje formam a Alatur JTB. “Quando vi os japoneses chegando preocupados com uma empresa humanizada, com sustentabilidade e com o foco nos clientes, vi que era uma continuidade do nosso projeto”, afirmou.

“Em 2019 e 2020 queremos ser líderes em todos os segmentos em que decidirmos atuar”, resumiu Kina. Já a JTB quer chegar na mesma época a ser uma marca global efetivamente e para isso está fazendo parcerias e aquisições ao redor do planeta. A empresa hoje é a décima maior empresa de viagens do mundo, atrás de Expedia, Priceline, Ctrip, Amex, CWT, BCD, Tui, Thomas Cook e Flight Centre. O faturamento em 2015 foi de US$ 14 bilhões.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18728 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.