Artur Luiz Andrade   |   20/09/2016 14:08

Spirit é a primeira em share de ancillaries; Gol a 25ª

A companhia aérea americana de baixo custo/baixa tarifa (low cost carrier) Spirit Airlines tem 43,4% de sua receita vinda da venda de serviços auxiliares ou ancillaries. A empresa lidera o ranking do estudo global da Ideaworks sobre receitas extras vendidas pelas aéreas, e que


Divulgação/Gol

A companhia aérea americana de baixo custo/baixa tarifa (low cost carrier) Spirit Airlines tem 43,4% de sua receita vinda da venda de serviços auxiliares ou ancillaries. A empresa lidera o ranking do estudo global da Ideaworks sobre receitas extras vendidas pelas aéreas, e que é publicado desde 2008. Nos resultados de 2015, a Spirit lidera em share sobre sua receita e a United Airlines em receita total vinda de ancillaries, com US$ 6,2 bilhões (ou 16,4% do total, o que lhe garante a 16ª posição no ranking de participação).

A brasileira Gol é a 25ª em share de venda de ancillaries sobre a receita (12% ou US$ 375 milhões). A Latam Airlines é a 36ª, com 7,7% e vendas de US$ 760 milhões). O estudo inclui entre ancillaries, além das óbvias taxas sobre bagagem ou venda a bordo, os resultados obtidos com cartões de crédito co-branded e programas de milhagem. Segundo a Ideaworks 80% do volume obtido pela Gol vem do Smiles. No caso da United Airlines, cerca de 50% da receita de ancillaries vem do Mileage Plus.

As dez maiores companhias em venda de ancillaries, segundo a Ideaworks, que analisou o balanço de 135 companhias aéreas, identificando 67 dentro do parâmetro de venda de receitas auxiliares, totalizaram US$ 26 bilhões com essa receita “extra”. Em 2008, quando foi publicado o primeiro estudo, o total era de US$ 8,3 bilhões.

Maiores vendedoras de ancillaries (volume de vendas)
1 – United Airlines: US$ 6,2 bilhões (16,4% da receita)
2 – American Airlines: US$ 4,7 bilhões (11,5% da receita)
3 – Delta Air Lines: US$ 3,8 bilhões (9,3% da receita)
4 – Air France-KLM: US$ 2,2 bilhões (7,5% da receita)
5 – Southwest: US$ 2,1 bilhões (10,7% da receita)
6 – Ryanair: US$ 1,7 bilhão (29,4%)
7 – Lufthansa Group: US$ 1,5 bilhão (5,5%)
8 – Easyjet: US$ 1,5 bilhão (20%)
9 – Qantas Airways: US$ 1,1 bilhão (12,3%), mais de 80% vindo de seu programa de fidelidade
10 – Alaska Air Group: US$ 1 bilhão (19,5%)
Latam Airlines: US$ 746 milhões (7,7% da receita)
Gol: US$ 375 milhões (12% da receita)

A definição de ancillaries pela Ideaworks inclui a receita que vem além da venda do bilhete e que abrange itens à la carte, produtos comissionados, atividades de passageiro frequente, fontes variadas como publicidade a bordo e componentes à la carte associados com a tarifa ou famílias de tarifas.

A Ideaworks usou a Spirit Airlines como exemplo da divisão da receita auxiliar: 57% da receita vem da venda de bilhetes, 18% do despacho de bagagens, 14% de taxas de reservas (on e off line), 4% de reserva de assentos, outros 4% de ancillaries diversas e 3% da venda de pontos no programa de fidelidade.

Acesse o estudo completo aqui.

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Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.