Artur Luiz Andrade   |   22/12/2016 12:44

Cartão de embarque terá de mostrar valor da tarifa

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), presidida por José Ricardo Botelho de Queiroz, publicou a Resolução 401, aprovada na 26ª Reunião Deliberativa de Diretoria, de 13 de dezembro, e que estipula que os cartões de embarque emitidos p



A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), presidida por José Ricardo Botelho de Queiroz, publicou a Resolução 401, aprovada na 26ª Reunião Deliberativa de Diretoria, de 13 de dezembro, e que estipula que os cartões de embarque emitidos pela companhia aérea no momento do check-in devem trazer o valor da passagem aérea paga pelo passageiro. O documento deverá ficar em poder do cliente depois do embarque.

O prazo para que as aéreas se adaptem à nova norma é de 90 dias após a publicação da resolução. Para o mercado, é mais um passo rumo à transparência das relações com os clientes. Será o fim, também, dos famosos mark-ups nas passagens aéreas, o que deverá causar impacto direto em alguns segmentos, como no corporativo e nas operadoras que vendem pacote fechado, incluindo aéreo e terrestre. As agências, por exemplo, como muitas já o fazem, terão de deixar claro o valor de sua taxa de serviço cobrada de cada passageiro. O mesmo vale para OTAs e outros canais de venda.

Tópicos relacionados