Leonardo Ramos   |   09/10/2017 14:08

Amex fecha acordo e não será taxada por British e Iberia em emissões GDS

Com acordo, clientes da American Express não serão taxados na cobrança das aéreas do Grupo IAG, que deve começar em novembro; uma TMC e duas agências também fecharam parceria com as aéreas, e usarão NDC

Arquivo PANROTAS
A American Express Global Business Travel (GBT) acaba de firmar uma parceria com as aéreas British Airways e Iberia, do Grupo IAG, referente à taxa de oito libras esterlinas que as aéreas cobrarão de bilhetes adquiridos nos GDS a partir de novembro. Com o acordo, os clientes da empresa de cartões de crédito ficarão isentos da taxa ao adquirir as passagens.

"Com a assinatura deste acordo, os clientes American Express GBT poderão ter acesso a todo conteúdo distribuído no GDS em um futuro próximo sem ter que pagar a taxa adicionai", afirmou a empresa em comunicado, veiculado pelo site francês Tour Mag.

Além disso, tanto British quanto Iberia acabam de anunciar que uma TMC e duas redes de agências de lazer aderiram à sua distribuição via New Distribution Capability, o NDC, da Iata. Com o ingresso no novo sistema, as parceiras também evitarão a taxa de oito libras esterlinas das compras via GDS.

Segundo comunicado da British, a Hogg Robinson Group (HRG) é a TMC, e a parceria aplica-se para todas as operações da HRG na Europa, exceto no Reino Unido, na Itália e na Suíça. O COO da empresa, Bill Brindle, porém, já afirmou que o acordo deve se estender em breve para o mercado britânico. "Estamos trabalhando com a British, com a Iberia e nossos parceiros de tecnologia em acordos similares para adentrar no Reino Unido e outros mercados", explicou.

Já as duas agências de viagens de lazer seriam o Lotus Group, que opera as marcas DialFlight e Supertravel, e o grupo Travel Up, sendo ambas baseadas no Reino Unido.

CUSTO ELEVADO
Segundo a Presstur, as duas companhias do IAG teriam realizado um acordo com associação que reúne os principais fornecedores de software de gestão para agências de viagens, a Aticav, na Espanha, para “facilitar o desenvolvimento da integração no sistema NDC”. O acordo evidenciaria o alto custo que as empresas tem para se adaptar as conexões NDC, uma vez que tem como objetivo facilitar o acesso para as agências de viagens que não tem condições de desenvolver por si só as conexões necessárias.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS