Leonardo Ramos   |   09/11/2017 11:53

Tap aumenta taxas de bagagem e reserva de assentos

Taxas serão aplicadas por zona, e voos de longo curso para Brasil e outros países terão taxas mais altas, de 65 euros para quem optar por assentos com mais espaço para as pernas, os Extra Legroom

Divulgação
A Tap aumentou o valor cobrado para reservar assentos em seus voos, na função chamada chargeable seats, lançada em 2016, além dos valores para despacho de bagagens. Segundo o Presstur, a primeira diferença é que as classes de tarifas passaram de apenas duas (voos europeus e intercontinentais) para cinco categorias, cada uma com um valor diferente.

As categorias serão delimitadas, segundo a aérea portuguesa, de acordo com a zona geográfica do voo, “considerando rotas e distâncias para os três tipos de assento, Standard Seat (assentos padrão), Preferred Seat (primeiras fileiras) e Extra Legroom Seat (um tipo de econômica premium, com espaço extra para as pernas)”.

As divisões se darão da seguinte maneira: para voos dentro da Europa, a Tap definiu três zonas, sendo a Zona 1, para Portugal, Espanha e Marrocos; a Zona 2 para Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo), Suíça, Alemanha, França, Reino Unido e Itália; e a Zona 3 em voos para Áustria, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Hungria, Noruega, Polónia, Roménia, Rússia e Suécia.

Para trajetos intercontinentais, serão duas zonas, sendo a Zona 4 chamada “Médio Curso de África”, e inclui voos para Abidjan (ABJ), Gana (ACC), Dakar (DKR), Boavista (BVC), Sal (SID), Cidade da Praia (RAI), São Vicente (VXE), Guiné Bissau (OXB), Lomé (LFW) e São Tomé (TMS). Por fim, a Zona 5 inclui todos os voos intercontinentais restantes; ou seja, inclindo voos para o Brasil, Estados Unidos, Canadá e Venezuela, além de ainda dois países africanos, Angola e Moçambique.

Veja abaixo os preços que serão cobrados em cada zona e tipo de assento:


PadrãoPrimeiras FileirasExtra Legroom
Zona 112 euros20 euros20 euros
Zona 214 euros25 euros25 euros
Zona 316 euros28 euros28 euros
Zona 4
20 euros30 euros30 euros
Zona 5 (inclui Brasil)
30 euros40 euros65 euros

O preço mais elevado fica para assentos Extra Legroom para voos de longas distância e intercontinentais, a Zona 5, que inclui o Brasil; a taxa neste caso será de 65 euros.

Os lugares estão disponíveis para reserva e podem ser bloqueados até a abertura do check-in do voo. Já quando forem abertos, os espaços serão liberados e poderão ser reservados gratuitamente por todos os passageiros.

A ferramenta está disponível em quase todos os voos da aérea, com exceção da ponte aérea Lisboa-Porto. Além disso, algumas agências de viagens poderão vender o serviço diretamente para o passageiro, juntamente com as passagens.

BAGAGENS TAMBÉM SOBEM
Além do bloqueio de assentos, a cobrança pelas bagagens despachadas também foram alteradas pela Tap. Seguindo o mesmo modelo, os valores serão cobrados com preços diferenciados específicos para as mesmas cinco zonas, três dentro da Europa e duas intercontinentais, unificando as duas taxas em um só padrão.

A companhia lembra ainda que numa situação em que 2 zonas diferentes estão envolvidas, ou seja, se você voa de um destino na Zona 3 para um aeroporto na Zona 2, a taxa cobrada será a mais elevada, no caso, da Zona 3.

Os preços variam, também, se o despacho for reservado anteriormente ao voo ou durante o check-in, quando o valor aumenta; se for uma bagagem adicional, ou seja, um segundo pertence, o preço também é mais elevado. Por fim, a taxa mais alta será cobrada se alguém precisar despachar na chegada ao portão de embarque.

Confira abaixo os preços:


1ª bagagem até 23 kg
(pré-compra)
1ª bagagem até 23 kg
(no check-in)
2ª bagagem até 23 kg
(pré-compra)
2ª bagagem até 23 kg
(no check-in)
Compra na porta de embarque
Zona 120 euros35 euros45 euros55 euros70 euros
Zona 225 euros40 euros50 euros60 euros70 euros
Zona 330 euros45 euros55 euros65 euros70 euros
Zona 4
60 euros70 euros60 euros70 euros90 euros
Zona 5 (inclui Brasil)
65 euros75 euros65 euros75 euros90 euros

As taxas serão cobradas para quem comprar passagens da tarifa mais econômica da aérea, a chamada Discount, que não inclui no valor nenhuma bagagem despachada. Segundo a Presstur, a aérea lembra ainda que comprar uma passagem da categoria Basic, uma acima da Discount e que inclui uma bagagem despachada, sai mais barato do que precisar pagar pelo despacho de um pertence posteriormente; se optar pela categoria Basic, ainda pode comprar o direito de bagagens adicionais pelos mesmos preços acima.


*Fonte: Presstur

conteúdo original: http://bit.ly/2AwuwJ8

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS