Maria Eduarda   |   12/01/2018 09:00

O futuro do entretenimento de bordo; confira 3 tendências

Viajantes devem ter cada vez mais opção de conteúdo e entretenimento nos voos

Há não muito tempo, as telinhas individuais foram um grande avanço no que se refere a entretenimento de bordo. Hoje, novas tendências surgem no mercado, de modo que viajar deve ficar mais divertido - e conectado. Veja o que começa a ser realidade em voos pelo mundo e deve se tornar mais comum nos próximos anos:

Divulgação / Delta
CONTEÚDO PERSONALIZADO
Smartphones, tablets e notebooks têm revolucionado a forma de viajar. Muitos passageiros recorrem ao conteúdo de seu próprio dispositivo durante o voo e isso é até vantajoso para as companhias aéreas. Ainda que as telas no assento devam permanecer, principalmente em voos de longa duração, o custo para manter a tecnologia é alto e o movimento BYOD (bring your own device - traga seu próprio dispositivo, em português) ganha força.

A tendência é que os aparelhos eletrônicos do passageiro se tornem porta de entrada para toda uma gama de serviços oferecidos pelas companhias aéreas e trabalhem em conjunto com as opções de entretenimento. Algumas empresas, por exemplo, já começaram a fazer streaming de conteúdo direto nos aparelhos. Assim, o viajante consegue selecionar seus conteúdos preferidos antes do voo e colocar em uma fila de exibição.

Além disso, a sincronização com os aparelhos deve fazer a personalização ficar ainda mais precisa. A tecnologia permite que a companhia aérea tenha um histórico das preferências do viajante, de forma que é possível sugerir os conteúdos mais adequados, além de recomeçar um filme a partir de onde ele foi pausado em um voo anterior.

REALIDADE VIRTUAL
Dispositivos de realidade virtual já começam a ser testados e podem ser interessantes para oferecer experiências imersivas para os passageiros. Além de conteúdo de entretenimento, a tecnologia pode ser uma boa aliada para quem tem medo de voar, já que distrai ainda mais o viajante.

Diversos usos podem ser dados à realidade virtual. Destinos, hotéis e excursões, por exemplo, podem oferecer aos passageiros um gostinho de seus atrativos durante o voo. Com o tempo, deve ser possível inclusive comprar e reservar produtos por meio do próprio dispositivo.

MAIS CONECTIVIDADE
De acordo com uma pesquisa da Routehappy, divulgada em janeiro de 2017, mais de 70 companhias aéreas ofereciam Wi-Fi a bordo na época. Segundo o estudo, 39% dos assentos disponíveis por milhas (ASM) apresentavam o diferencial. Isso tende a aumentar e, com acesso à internet também acima das nuvens, surgem infinitas possibilidades para os passageiros.

Por enquanto, a conexão nos voos ainda tende a ser lenta e cara e recorrer a serviços de streaming como Netflix e TV ao vivo é difícil. Mas diversas companhias aéreas têm buscado soluções para reverter essa situação e investem em mais rapidez e qualidade do Wi-Fi. Assim, os viajantes terão um leque ainda maior de opções de entretenimento a bordo. Aliás, a chave para o futuro do entretenimento é justamente oferecer mais diversidade de informação e conteúdo para os passageiros.


*Fonte: Techradar

conteúdo original: http://bit.ly/2abqJ9m

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Eduarda

Maria Eduarda tem 130 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS