Marcel Buono   |   20/07/2018 17:39

Airbus demora bem mais que a média para entregar A330 a chinesas

Companhias do grupo HNA já deveriam ter recebido 10 das 20 aeronaves encomendadas

Breaking Travel News
Linha de produção do A330 da Airbus
Linha de produção do A330 da Airbus
As companhias aéreas que fazem parte do grupo HNA têm sofrido com a demora da Airbus para entregar seus novos A330. Enquanto empresas de fora da China costumam receber suas encomendas, em média, 48 dias após a fabricação, as chinesas chegam a esperar quatro vezes mais.

Das 20 aeronaves encomendadas pelo conglomerado, dez já deveriam ter sido entregues, de acordo com a Centre for Aviation (Capa).

Segundo a publicação, a Airbus fabricou 47 A330s desde setembro de 2017, sendo que 36 deles foram encomendados por companhias aéreas chinesas. Porém, empresas sediadas fora da China são tratadas com mais consideração. A Tianjin Airlines, por exemplo, espera sua aeronave chegar desde novembro do ano passado, enquanto a Nepal Airlines e a Iberia já receberam as suas, finalizadas apenas em maio deste ano.

A Hong Kong Airlines, que já conta 23 A330s em serviço, aguarda outros nove aviões do mesmo modelo. Beijing Capital Airlines, Hainan Airlines e Lucky Airlines esperam três cada, enquanto a Tiajin, duas. Por outro lado, a Shenzen Airlines, aérea chinesa que faz parte da Star Alliance, recebeu uma de suas encomendas em janeiro deste ano, sendo que sua fabricação foi finalizada no mesmo período que outros aviões direcionados ao grupo HNA.

Em média, companhias da China que não fazem parte da HNA recebem seus pedidos em 65 dias, acima da média global, mas bem abaixo da média averiguada para o conglomerado chinês, que é de 110 dias. A Tianjin e a Lucky, por exemplo, já chegaram a aguardar por mais de 200 dias suas entregas. A China Eastern, membro da Sky Team, também já teve casos que beiraram os 150 dias de atraso.

No total, o grupo HNA conta com 63 A330s em sua frota, enquanto o mercado chinês completo possui 17% do modelo em serviço. Air China, China Southern e China Eastern possuem 58, 48 e 48 aeronaves do tipo em suas frotas, respectivamente, sendo superadas apenas pela Turkish Airlines neste ranking. A aérea turca já opera 62 A330s.

Tópicos relacionados