Leonardo Ramos   |   17/03/2017 15:34

Brasil e EAU assinam acordo de isenção de visto; detalhes

Decisão assinada ontem permite a livre circulação entre os dois países, sem a necessidade de visto; Congresso Nacional ainda precisa autorizar no caso de passaportes comuns. Companhias aéreas também foram beneficiadas; entenda

Marcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro do EAU, Xeique Abdullah Bin Sultan Al Nahyan, com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira
O ministro do EAU, Xeique Abdullah Bin Sultan Al Nahyan, com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Aloysio Nunes Ferreira

Os turistas brasileiros que desejam conhecer os Emirados Árabes Unidos tiveram ontem uma ótima notícia: a isenção de visto de Turismo entre os dois países, para portadores de passaportes comuns, diplomáticos e especiais.

A decisão foi tomada ontem, em reunião entre o governo brasileiro, representado pelo ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, e o ministro de Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional dos Emirados Árabes Unidos, o Xeique Abdullah Bin Sultan Al Nahyan, ocorrida nesta quinta (16) no Itamaraty. Uma série de acordos foram assinados entre os dois ministros, que trataram de assuntos como economia, investimentos, Turismo e outros temas diplomáticos.

Diplomatas e passaportes especiais já podem circular livremente entre os dois países. Para os portadores de passaporte comum, porém, ainda falta a aprovação do Congresso Nacional, uma vez que a isenção do visto envolve o fim da arrecadação de taxas para entrada de visitantes do país árabe no Brasil.

COMPANHIAS AÉREAS BENEFICIADAS

Outro acordo assinado na reunião de ontem reforçou a segurança jurídica das companhias aéreas que circulam entre os dois países: anteriormente, o transporte por vias aéreas entre Brasil e EAU era regulado apenas por um Memorando de Entendimentos, que permitia rompimento ou alteração de
Flickr/Sam valadi
A cidade do Dubai é uma das mais procuradas por turistas no país
A cidade do Dubai é uma das mais procuradas por turistas no país
qualquer lado de modo unilateral; com o acordo, as empresas aéreas tem um respaldo jurídico maior para atuar no mercado entre os dois territórios.

“Os temas foram variados: falamos de comércio de alimento, cooperação, diálogo político e participação em outros grupos internacionais, além do momento atual do mundo”, explicou Nunes. “Foram assinados acordos sobre os serviços aéreos e sobre a isenção de vistos, e esses acordos refletem o interesse e compromisso no fornecimento e fortalecimento das relações de negócios, turismo e serviços entre nossos países”, finalizou o ministro brasileiro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Colaboração para o Portal PANROTAS

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!