Beatrice Teizen   |   30/05/2023 22:20
Atualizada em 30/05/2023 22:42

Ilhabela mostra que está preparada para atender segmento Mice

Destino vem trabalhando junto a fornecedores locais para estruturar setor e oferecer possibilidades

PANROTAS / Emerson Souza
Viviânne Martins, da Academia de Viagens Corporativas, entre Clara Viebig e Aurélio Rufo, da Secretaria de Turismo de Ilhabela
Viviânne Martins, da Academia de Viagens Corporativas, entre Clara Viebig e Aurélio Rufo, da Secretaria de Turismo de Ilhabela
Além de lazer, casamentos e eventos sociais, como diversos festivais, Ilhabela agora está apostando fortemente em se tornar um destino Mice. Para isso, o município vem trabalhando junto a fornecedores locais para estruturar este segmento e oferecer serviços especializados, reunindo bem-estar e qualidade de vida proporcionados pela natureza às necessidades das empresas para a realização de, principalmente, meetings e incentivos.

Nesse cenário, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo vem executando desde setembro de 2022, com suporte técnico da Academia de Viagens Corporativas, o projeto estruturante que incluiu inventário e avaliação de espaços e empreendimentos de Ilhabela que já trabalham ou têm potencial para o Mice e workshops para o trade de Turismo local, focando na qualificação das empresas.

O final da etapa de promoção do projeto ficou por conta do evento de apresentação realizado na tarde desta terça-feira (30), em São Paulo. Com buffet da chef Renata Vanzetto, proprietária do restaurante Pescadora, de Ilhabela, o local escolhido foi o Lar Mar, que conta com vibe praiana, areia e cadeiras de praia para trazer um pouco da ilha aos profissionais de eventos da capital paulista.

“Não estamos começando do zero, as pessoas conhecem Ilhabela, mas sabemos que o mercado corporativo tem suas particularidades, sua forma de atender, outro perfil de cliente. Então fizemos esse trabalho com os empresários para eles entenderem que setor é este, o que precisa ser adaptado, como é feita a linguagem, e neste sentido entra a Academia de Viagens. Juntos, fizemos todo um levantamento das empresas da ilha que já trabalhavam Mice, mas pontualmente, e as que tinham potencial e estavam interessadas. Este evento de hoje é para amarrar tudo e fazer a promoção, mostrar que estamos estruturados, que as empresas estão prontas, que temos espaços”, diz o coordenador de Planejamento e Estruturação do Turismo de Ilhabela, Aurélio Rufo.

Como parte do trabalho, foi criado um novo logo “Ilhabela Mice” e um hotsite específico para Mice. Assim, o gestor de eventos, ao pesquisar os atrativos da ilha, consegue encontrar mais facilmente o que o destino oferece para este segmento. “Estamos trabalhando também uma comunicação voltada para o corporativo”, conta Rufo.

O QUE ILHABELA OFERECE PARA MICE
Com toda uma infraestrutura já preparada para o lazer e para eventos sociais, Ilhabela já conta com meios de hospedagens e espaços que podem ser adaptados para reuniões, eventos e viagens de incentivo. Também possui uma série de serviços, como restaurantes e transfers.

PANROTAS / Emerson Souza
Equipes da Secretaria de Turismo de Ilhabela e da Academia de Viagens Corporativas
Equipes da Secretaria de Turismo de Ilhabela e da Academia de Viagens Corporativas
“Temos proximidade com a capital, estamos a três horas do Aeroporto de Guarulhos, a 200 quilômetros de São Paulo. Tem a questão da segurança, que é um ponto muito importante para nós. O acesso só se dá por balsa, não há pontes, e isso contribui muito para a segurança. Temos toda a cadeia produtiva que está preparada para receber. E, o principal, a natureza. Há hotéis ou espaços para eventos à beira mar ou voltados para a mata e isso traz todo um clima descontraído, mais leve. Isso é um grande diferencial”, destaca o coordenador.

Com 5 mil leitos na hotelaria tradicional e o centro de convenções Instituto Baía dos Vermelhos, que tem capacidade para até 700 pessoas, Ilhabela permite eventos de diferentes configurações. São espaços limitados, com empreendimentos menores que São Paulo ou centros urbanos, claro, mas, por meio da integração com o trade, é possível distribuir os participantes de um grande evento, por exemplo, em diferentes propriedades.

“Acreditamos que o grande diferencial da ilha seja trabalhar as reuniões de board, os meetings e incentivos, eventos de até 300 pessoas. E o mais importante que trabalhamos entre os empresários é a integração. Não há um grande centro de evento junto com hotel que é possível acomodar uma grande quantidade de pessoas, mas tem como distribuir em hotéis diferentes, utilizar as empresas de transporte, fica muito fácil de fazer essa logística. É possível atender cada tipo de evento.”

PARCERIA COM A ACADEMIA DE VIAGENS
O trabalho com a Academia de Viagens Corporativas se deu por meio de uma licitação a qual a empresa participou e venceu. O objetivo do destino, que nunca havia se apresentado de São Paulo como uma opção para Mice, era se posicionar para trabalhar com eventos corporativos.

“Foi aí que começamos nossa jornada e com a equipe da Secretaria de Turismo fizemos um mapeamento de toda a cadeia produtiva, entre hotéis, restaurantes, audiovisual, A&B, tudo aquilo que precisamos para fazer um evento. Treinamos também toda o time de Ilhabela, desde empresários à esfera pública. Tenho orgulho de dizer para vocês, gestores de eventos, que Ilhabela está pronta para recebê-los”, afirma a CEO da Academia de Viagens, Viviânne Martins.

Tópicos relacionados