Copastur lança Guia de Diversidade e Inclusão e anuncia novo grupo de afinidade
Guia já está disponível para download gratuito e visa democratizar o entendimento de conceitos essenciais

A Copastur lança oficialmente o seu Guia de Diversidade e Inclusão, um material educativo desenvolvido para ser um ponto de partida no letramento sobre temas fundamentais de equidade, respeito e convivência corporativa. O guia já está disponível para download gratuito e visa democratizar o entendimento de conceitos essenciais e práticas inclusivas.
Estamos sempre aprendendo e buscando ser uma empresa facilitadora nessa jornada. Nosso guia foi desenvolvido para esclarecer questões fundamentais, funcionando como uma ferramenta de consulta para pessoas aliadas na transformação do ambiente de trabalho e para organizações promoverem a equidade"
Elaine Dantas, CHRO da Copastur
O Guia de Diversidade e Inclusão da Copastur está disponível para download gratuito por meiodeste link.
Grupos de afinidade
A Copastur também anuncia a criação de um grupo de afinidade dedicado a pessoas com deficiência e/ou familiares. Ele se soma aos três já existentes, que atuam como espaços de escuta, acolhimento e proposição de ações:
- Vozes Mulheres: focado no empoderamento e equidade de gênero;
- Vozes LGBTI+: voltado para a visibilidade e respeito à comunidade LGBTQIAPN+;
- Nós, Vozes Ancestrais: formado por pessoas negras e indígenas para debater equidade racial e ancestralidade.
A atuação da Copastur em DEI está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente os ODS 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 10 (Redução das Desigualdades).
Atualmente, na Copastur, 53,3% dos cargos de liderança são ocupados por pessoas diversas. Além disso, a companhia mantém iniciativas pioneiras como o benefício "Prazer, Eu!", que apoia e custeia integralmente a retificação documental de nome e/ou gênero para pessoas colaboradoras trans.
"Para nós, diversidade é reconhecer as múltiplas identidades, culturas, histórias e trajetórias, e a inclusão é garantir que todas essas pessoas tenham acesso às mesmas oportunidades, sejam valorizadas nas suas singularidades e se sintam pertencentes"
Kamylla Sizidio, gerente de Pessoas e Cultura da Copastur