BCD revela preferência por trem em viagens corporativas na Europa e Ásia Pacífico
Pesquisa da TMC foi feita com 681 viajantes a negócios que utilizaram o meio pelo menos uma vez em um ano

De acordo com um estudo recente da BCD Travel, feito com 681 viajantes corporativos na Europa e na Ásia Pacífico, os viajantes preferem o trem a outros meios de transporte – principalmente pela localização central das estações, pela conveniência e pela possibilidade de trabalhar durante a viagem.
A pesquisa foi feita com pessoas que viajaram de trem a trabalho pelo menos uma vez nos últimos 12 meses. Foram analisados o comportamento dos viajantes, os desafios enfrentados durante viagens de trem e a satisfação com as políticas e fornecedores ferroviários. Segundo o levantamento, seis em cada dez viajantes esperam fazer o mesmo número de viagens de trem este ano em comparação ao ano passado, enquanto 18% esperam viajar ainda mais.
Política de viagens
De acordo com um terço dos entrevistados, a política da empresa incentiva a escolha do trem em vez do avião para curtas distâncias (enquanto 6% afirmam que o uso do trem é obrigatório). Seis em cada dez viajantes afirmam que suas empresas não possuem uma política que obrigue ou incentive o uso do trem — ou então não têm conhecimento dela.
“Tornar obrigatória a reserva de trens em vez de voos de curta distância pode ajudar a reduzir as emissões de carbono das viagens. No entanto, é fundamental que os viajantes estejam cientes dessas mudanças para que elas realmente façam diferença, por isso a comunicação com os viajantes é tão importante. Eles precisam entender quando é apropriado reservar uma viagem de trem em vez de um voo e como fazer isso de acordo com a política de viagens", diz a vice-presidente de Sustentabilidade da BCD, Olivia Ruggles-Brise.
Tomada de decisão
No mundo dinâmico atual, a conveniência é essencial. Não é surpresa que os três principais fatores que levam os viajantes a preferirem o trem a outros meios de transporte sejam:
- fácil acesso às estações ferroviárias (49%);
- conveniência (46%)
- e possibilidade de trabalhar durante a viagem (41%).
Questões ambientais aparecem em um promissor quarto lugar: 31% optam pelo trem por ser uma alternativa mais sustentável.
“Viajar de trem, em vez de avião, pode reduzir as emissões de carbono de uma viagem em até 95%. É encorajador ver que os viajantes estão começando a considerar isso em seu processo de decisão", afirma Olivia.
Reservas
Mais da metade dos viajantes reservam passagens de trem diretamente nos sites dos fornecedores ferroviários, enquanto apenas um terço utiliza o OBT da sua empresa.
A facilidade de reserva é uma tendência: mais da metade dos viajantes corporativos pagam pelas passagens de trem com o cartão corporativo da empresa (seis em cada dez). Um terço paga com cartões pessoais e depois solicita reembolso.

Comportamento
Embora a conveniência seja o principal fator de comportamento dos viajantes, a possibilidade de trabalhar a bordo também é importante. Durante viagens de trem, quase sete em cada dez viajantes costumam usar o wi-fi e as tomadas elétricas, considerando esses dois itens essenciais.
Na verdade, mais de oito em cada dez viajantes a negócios trabalham durante a viagem, e cerca da metade aproveita esse tempo para descansar. Quatro em cada dez leem enquanto viajam de trem. Poucos assistem a filmes; os viajantes corporativos raramente utilizam recursos de entretenimento.
Satisfação dos viajantes com as políticas ferroviárias das empresas
Metade dos viajantes estão moderadamente ou extremamente satisfeitos com a política de viagens de trem da sua empresa. Um em cada sete diz que seu empregador oferece tarifas corporativas para passagens de trem.
Metade dos viajantes tem permissão para viajar em classe executiva, ao menos em algumas ocasiões. Três em cada dez não enfrentam dificuldades relacionadas às políticas ferroviárias. Entre os que encontram desafios, os principais são falta de clareza nas políticas, dificuldades no processo de reserva e pagamento.
Áreas de desafio com os fornecedores ferroviários
Embora mais da metade dos entrevistados estejam satisfeitos com as empresas ferroviárias que utilizam, quase um quarto relata baixos níveis de satisfação. Os principais problemas enfrentados com os fornecedores ferroviários incluem:
- má confiabilidade devido a atrasos ou greves (50%);
- superlotação (43%);
- conectividade limitada (33%) e
- altos preços (30%).
Três quartos dos entrevistados já enfrentaram atrasos e metade já passou por cancelamentos. Estas são as duas situações mais disruptivas citadas pelos viajantes, seguidas por mau tempo.