Da Redação   |   06/08/2018 10:30

Eventos corporativos: inovações e soluções criativas

Para o diretor da R1 Audiovisual e TES Cenografia, Raffaele Cecere, a área de soluções audiovisuais e cenografia evoluiu nos últimos anos

O mercado dos eventos corporativos vive um período de grande inovação. Parte já regular da estratégia de marketing e vendas das empresas, elas têm, cada vez mais, buscado soluções inovadoras e econômicas. Nesse contexto, as empresas fornecedoras também trabalham com a excelência em mente para garantir o melhor resultado dentro das expectativas dos clientes.

Emerson Souza
O diretor da R1 Audiovisual e TES Cenografia, Raffaele Cecere
O diretor da R1 Audiovisual e TES Cenografia, Raffaele Cecere
Para o diretor da R1 Audiovisual e TES Cenografia, Raffaele Cecere, a área de soluções audiovisuais e cenografia também evoluiu nos últimos anos. Independente dos contratempos, esse é um setor que já está firmado no mercado e, por isso, não sofreu tanto com os efeitos do período em que a economia passou em déficit no País.

Para Cecere, a crise trouxe novas possibilidades para a área de eventos corporativos. Apesar de os budgets estarem menores, o que traz como consequência menos luxo em realizações desse tipo, a área precisou buscar inovações. "Hoje, com o uso de soluções tecnológicas, é possível oferecer soluções criativas para garantir a qualidade em um evento", diz.

TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
O avanço da tecnologia, aliás, abriu diversas portas no universo de eventos corporativos, mesmo com as dificuldades surgidas pelo volume de impostos cobrados no Brasil."O brasileiro é bastante criativo, encontramos formas de viabilizar projetos sem que inviabilize a execução", afirma.

Artifícios como o video mapping e a cenografia feita com tecidos tensionados, por exemplo, trouxeram uma gama de opções que facilitaram a articulação dos eventos, agregando valor e resultados inusitados. Mas Cecere deixa claro: "ter um bom entendimento dos objetivos de um evento é a chave mestra, pois se olharmos as novidades tecnológicas como um investimento necessário para um impacto relevante nos eventos, saímos da discussão de preço e vamos para a entrega de experiência".

No que diz respeito à experiência, não é apenas o que se vive durante o evento que conta positivamente na vivência dos convidados; agregar valor tem sido quase tão importante quanto oferecer um resultado impecável. "Foi-se o tempo que a cenografia de um evento priorizava apenas o aspecto visual, não levando em consideração o impacto disso na natureza", defende.

Na TES Cenografia, por exemplo, a empresa tem optado por soluções que utilizem materiais estruturais retornáveis, como as estruturas metálicas ao invés de placas de madeira. Outra inovação é o uso de tecido ao invés de lonas para a impressão da comunicação visual das cenografias. Esse processo utiliza o método de sublimação, com tintas à base de água, biodegradáveis.

Nesse contexto, apenas um bom planejamento não é suficiente para que um evento corporativo saia impecável. Contratar equipes e empresas competentes, com uma reputação já confirmada no mercado, faz toda a diferença."Os eventos são ao vivo, não temos duas chances para encantar nosso cliente, se o som do evento por exemplo não funcionar, o impacto é bastante negativo. Por outro lado, se tivermos um audiovisual muito bem executado, potencializa-se muito o evento e seu conteúdo", pondera.

FUTURO
Com tanta inovação tecnológica sendo aplicada na área de eventos corporativos, é possível acreditar que o futuro caminha nesse sentido. Um destaque especial vai para eventos com tecnologia de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. "Estamos trabalhando muito em realidade aumentada e realidade virtual, nossa ideia é misturar os dois mundos. A grande vantagem do uso deste tipo de tecnologia é que no mundo virtual as possibilidades são infinitas".

Já é possível imaginar onde os eventos poderão chegar no futuro, porém fica difícil dimensionar o tanto de possibilidades que se abrirão até lá. Independente do caminho, uma coisa é certa: "entender as expectativas e objetivos de um evento, na minha opinião, é o grande segredo para o sucesso", enfatiza Cecere. "A contratação de bons fornecedores e um bom conteúdo são a garantia de um evento de excelência. Evento é uma grande ferramenta para os objetivos de uma empresa, merece atenção e dedicação".

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11152 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS