Karina Cedeño   |   04/02/2019 12:25

Eventos no Rio já atraem mais de 1 milhão de visitantes

Mais de 60% dos quartos estão reservados para o carnaval, número 20% maior registrado no mesmo período de 2018


Riotur / Alexandre Maciera
Os organizadores de eventos estão apostando com força no Rio de Janeiro. No ano passado, 275 feiras, congressos e convenções desembarcaram na cidade, sendo 183 nacionais, 58 internacionais e 34 regionais. Dados do Rio Convention & Visitors Bureau revelam que 35% dos eventos eram voltados para a área médica e 12% a negócios. Mais de 1,2 milhão de pessoas passaram pela cidade em função desses eventos.

Em relação à localização, 41% dos eventos tiveram como sede a zona Oeste, com destaque para a Barra da Tijuca, que concentrou 108 eventos. Outros 35% foram realizados no Centro ou na zona Norte e 19% na zona Sul, com destaque para Copacabana, com 18 eventos. Para o diretor do Rio CVB, Philipe Campello, os números são positivos. “Eles atestam a vocação do Rio e a estrutura de excelência que disponibilizamos para os organizadores”, analisa o executivo.

Para 2019, ano de Copa América, Rock in Rio e Game XP, a expectativa é de que a cidade receba ainda mais eventos e visitantes. A festa de réveillon, que pela primeira vez na história registrou um número maior de turistas em relação ao de moradores, é um indicativo. Segundo a Riotur, empresa ligada à prefeitura e responsável pelo fomento ao Turismo, 155 mil estrangeiros e 1,2 milhão de turistas brasileiros passaram pela cidade nessa época. A ocupação nos hotéis chegou a 98%.

E é do setor hoteleiro que vem outro dado animador: mais de 60% dos quartos estão reservados para o carnaval deste ano, número 20% maior registrado no mesmo período de 2018. A festa começa no dia 1º de março. O Centro está entre as regiões mais procuradas, com média de 71%, seguida de Leme e Copacabana, com 70%. A maior parcela de procura dos visitantes nacionais é de paulistas e mineiros. Entre os estrangeiros, o maior índice de reservas até o momento é de sul-americanos e norte-americanos.

Tópicos relacionados