HSMai debate tecnologia aplicada à hotelaria no HHTT

|

A HSMai Brasil abriu hoje (15) a primeira edição do HHTT (HSMAI Hospitality Technology Tools), evento que debate as mais recentes soluções tecnológicas para o mercado hoteleiro. Assim como nos encontros anteriores da associação, o evento iniciado hoje aconteceu por uma transmissão on-line, com debatedores presencialmente e convidados participando por meio de uma plataforma criada especificamente para a ocasião. Gabriela Otto, presidente nacional da HSMai, foi a responsável pela apresentação e o tema do primeiro dia foi a participação da tecnologia na atual experiência do cliente.

Reprodução/HSMai
Pilar Osorio, que faz parte do board executivo da HSMai, apresentou parte do evento neste primeiro dia
Pilar Osorio, que faz parte do board executivo da HSMai, apresentou parte do evento neste primeiro dia
O executivo Vitor Andrade, diretor geral da iDexo, foi quem abriu os trabalhos dando um panorama mais conceitual sobre o estágio irreversível da introdução das tecnologias no consumo. Ele citou alguns exemplos de empresas que já nasceram nesse cenário e que podem ensinar como aproveitar melhor as ferramentas tecnológicas como meio de aproximação com o cliente.

Em resposta à presidente da HSMai, Andrade também falou sobre a implementação de uma cultura de desenvolvimento tecnológico que, para funcionar organicamente, precisa passar por todos os departamentos de uma empresa. O segredo pra a eficiência dessa mudança de cultura, contudo, está na forma como tudo é feito. “O Turismo e a hotelaria, entretanto, são atividades que precisam dessa humanização. Então por mais digital que a atividade se torne o contato humano ainda é fundamental e precisa ser valorizado com a mesma importância que deve ser dada ao desenvolvimento tecnológico”, diz.

Na sequência, Arthur Proença, da PMWeb, detalhou as ferramentas da empresa para alavancar as vendas hoteleira diretas. Ele apresentou o motor de reservas Let`s Book, que busca ampliar a eficiência nas comercializações feitas de forma direta, além de poder customizar ar o tipo de venda incluindo comissionamento para intermediários como agências de viagens.

Os executivos Felipe Pereira, da Belmond, e Priscila Domit, do grupo Royal Palm, também participaram das atividades do dia num painel que debateu a cultura digital no setor. No final do debate eles deixaram recomendações acerca do assunto.

Priscila argumentou que é fundamental não esquecer da essência da empresa. “Não adianta ter um canhão para matar uma pombinha. O segredo é sempre procurar adaptar a essência do hotel à realidade que a tecnologia apresenta”, afirma. Já Pereira ressaltou a relevância das pessoas para o funcionamento do hotel. “É importante deixar a cultura do 8 ou 80, investindo em pessoas e tecnologia ao mesmo tempo. Você pode não oferecer a experiência mais tecnológica do mundo mas tenha esse digital incorporado ao processo de alguma forma na experiência”, indica.

O HHTT é o primeiro evento da HSMai Brasil com o novo board formado. Os executivos do grupo foram apresentados esta semana.

O evento segue acontecendo até o início da tarde e volta a ser realizado amanhã (16), com novas palestras e debates.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA