Beatrice Teizen   |   17/11/2021 11:32   |   Atualizada em 17/11/2021 11:33

RX se compromete a atingir metas do Acordo de Paris

Reed Exhibitions anuncia a assinatura do compromisso Net Zero Carbon Events

A RX (Reed Exhibitions) anuncia a assinatura do compromisso “Net Zero Carbon Events”, um acordo conjunto de colaboração global de toda a indústria de eventos e reuniões para atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris.

Pixabay/Free-Photos
Reed Exhibitions anuncia a assinatura do compromisso Net Zero Carbon Events
Reed Exhibitions anuncia a assinatura do compromisso Net Zero Carbon Events
Nos últimos meses, facilitado pelo Joint Meetings Industry Council (JMIC), mais de 100 partes interessadas de todo o setor redigiram e finalizaram este compromisso com o apoio do Secretariado da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).

A promessa foi apresentada na Cúpula Global do Clima COP26 em Glasgow, em 10 de novembro. Na época do lançamento, havia mais de 100 signatários, tornando esta a ação colaborativa mais global e inclusiva para enfrentar os desafios das mudanças climáticas no setor de eventos.

Ao assinar o acordo, a RX se compromete a publicar seu caminho para zerar as emissões líquidas até 2050, o mais tardar, com uma meta provisória alinhada com a exigência do Acordo de Paris de reduzir as emissões globais de GHG (GreenHouse Gases – GEE: Emissões de Gases do Efeito Estufa) em 50% até 2030. Este trabalho deve ser concluído até o final de 2023.

A empresa também irá colaborar com parceiros, fornecedores e clientes para impulsionar mudanças em toda a cadeia de valor. Para rastrear o progresso em direção às metas, a RX medirá e rastreará suas emissões de gases de efeito estufa de acordo com as melhores práticas da indústria. Por fim, a companhia apresentará um relatório sobre seu progresso pelo menos a cada dois anos.

A iniciativa reúne uma ampla gama de partes interessadas da indústria de eventos para:
  • Comunicar em conjunto o compromisso da indústria de combater as mudanças climáticas e conduzir em direção ao zero líquido até 2050;
  • Desenvolver metodologias comuns para medir as emissões de gases de efeito estufa diretas, indiretas e da cadeia de abastecimento da indústria;
  • Construir um roteiro para toda a indústria rumo ao zero líquido até 2050 e reduções de emissões até 2030, em linha com o Acordo de Paris e ciência do clima, com apoio e orientação sobre questões-chave;
  • Promover a colaboração com fornecedores e clientes para garantir o alinhamento e abordagens comuns;
  • Estabelecer mecanismos comuns para relatar o progresso e compartilhar as melhores práticas.

“O desenvolvimento sustentável é um foco crítico e de longa data da indústria de eventos. Os princípios de sustentabilidade estão firmemente integrados às práticas da indústria e as expectativas dos clientes há muito tempo são um grito de guerra para nossa indústria: por exemplo, participar de uma feira permite que as empresas consolidem suas viagens aéreas, melhorando assim a eficiência e reduzindo as emissões”, diz o CEO global da RX, Hugh Jones.

Tópicos relacionados