Laura Enchioglo   |   09/08/2023 15:20

Ubrafe reúne líderes para discutir tendências ESG em eventos

Objetivo do setor é que todas as ações promovam a realização de encontros neutros em CO2 nos próximos anos


Divulgação
CEO Weekend, evento da Ubrafe
CEO Weekend, evento da Ubrafe

A Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) reuniu, nos últimos dias 5 e 6 de agosto, mais de 30 líderes do setor de feiras e eventos B2B durante o CEO Weekend. O evento discutiu a importância das boas práticas em ESG, que incluem os impactos econômicos, ambientais e sociais na indústria de eventos B2B, além de tratar sobre tendências e possíveis compromissos setoriais para os próximos anos.

O objetivo do setor que organiza eventos B2B é que todas as ações promovam a realização de eventos neutros em CO2 nos próximos anos. Como inspiração, o encontro aconteceu no Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, em Socorro (SP), reconhecido mundialmente por suas ações em sustentabilidade.

Entre as questões levantadas, esteve a preocupação com a redução de emissão de gases CO2, com a produção de eventos mais sustentáveis e neutros e com a correta destinação de resíduos pós-eventos.

“Precisamos reduzir os resíduos que produzimos nos eventos. Para isso, é necessário trabalharmos com métricas e metas e pensarmos em planejar eventos que não gerem nenhum tipo de resíduo. Não basta apenas observarmos o que está acontecendo na sociedade, podemos transformar todos os eventos em agentes positivos de sustentabilidade”

Paulo Octávio Pereira de Almeida, diretor-executivo da Ubrafe

O encontro também levou resultados dos grupos de trabalho da entidade e elencou 20 possíveis compromissos em colaboração à agenda ESG, entre eles:

  • Garantia de equidade e inclusão nas equipes de atendimento/operação;
  • Utilização de métodos/sistemas sustentáveis de limpeza dos espaços;
  • Geração de zero resíduos sólidos.

A entidade também planeja concluir as discussões em torno destes possíveis compromissos e criar um Manual de Boas Práticas, voltado para o ESG em eventos B2B, até o fim desse ano.

O CEO Weekend seguiu a divulgação da última edição do Barômetro Eventos B2B, preparado pela Ubrafe em parceria com a SPTuris, que apontou o registro de 1.231 eventos B2B acima de 700 participantes na cidade de São Paulo entre junho de 2022 e junho de 2023, atraindo 8 milhões de visitantes/participantes únicos, com um impacto econômico na ordem de R$ 11 bilhões somente com os gastos destes visitantes aos eventos B2B neste período analisado. As expectativas econômicas para o segundo semestre de 2023 são de um impacto econômico de pelo menos mais R$ 7 bilhões, sendo previstos mais de 700 eventos de grande porte e 5 milhões de visitantes esperados nestes eventos e feiras B2B somente na cidade de São Paulo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Laura Enchioglo

Laura Enchioglo tem 3758 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!