Laura Enchioglo   |   09/08/2023 15:20

Ubrafe reúne líderes para discutir tendências ESG em eventos

Objetivo do setor é que todas as ações promovam a realização de encontros neutros em CO2 nos próximos anos


Divulgação
CEO Weekend, evento da Ubrafe
CEO Weekend, evento da Ubrafe

A Ubrafe (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios) reuniu, nos últimos dias 5 e 6 de agosto, mais de 30 líderes do setor de feiras e eventos B2B durante o CEO Weekend. O evento discutiu a importância das boas práticas em ESG, que incluem os impactos econômicos, ambientais e sociais na indústria de eventos B2B, além de tratar sobre tendências e possíveis compromissos setoriais para os próximos anos.

O objetivo do setor que organiza eventos B2B é que todas as ações promovam a realização de eventos neutros em CO2 nos próximos anos. Como inspiração, o encontro aconteceu no Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, em Socorro (SP), reconhecido mundialmente por suas ações em sustentabilidade.

Entre as questões levantadas, esteve a preocupação com a redução de emissão de gases CO2, com a produção de eventos mais sustentáveis e neutros e com a correta destinação de resíduos pós-eventos.

“Precisamos reduzir os resíduos que produzimos nos eventos. Para isso, é necessário trabalharmos com métricas e metas e pensarmos em planejar eventos que não gerem nenhum tipo de resíduo. Não basta apenas observarmos o que está acontecendo na sociedade, podemos transformar todos os eventos em agentes positivos de sustentabilidade”

Paulo Octávio Pereira de Almeida, diretor-executivo da Ubrafe

O encontro também levou resultados dos grupos de trabalho da entidade e elencou 20 possíveis compromissos em colaboração à agenda ESG, entre eles:

  • Garantia de equidade e inclusão nas equipes de atendimento/operação;
  • Utilização de métodos/sistemas sustentáveis de limpeza dos espaços;
  • Geração de zero resíduos sólidos.

A entidade também planeja concluir as discussões em torno destes possíveis compromissos e criar um Manual de Boas Práticas, voltado para o ESG em eventos B2B, até o fim desse ano.

O CEO Weekend seguiu a divulgação da última edição do Barômetro Eventos B2B, preparado pela Ubrafe em parceria com a SPTuris, que apontou o registro de 1.231 eventos B2B acima de 700 participantes na cidade de São Paulo entre junho de 2022 e junho de 2023, atraindo 8 milhões de visitantes/participantes únicos, com um impacto econômico na ordem de R$ 11 bilhões somente com os gastos destes visitantes aos eventos B2B neste período analisado. As expectativas econômicas para o segundo semestre de 2023 são de um impacto econômico de pelo menos mais R$ 7 bilhões, sendo previstos mais de 700 eventos de grande porte e 5 milhões de visitantes esperados nestes eventos e feiras B2B somente na cidade de São Paulo.

Tópicos relacionados