Karina Cedeño   |   06/10/2023 12:13

Lamec destaca protagonismo de afroempreendedores, tecnologia e ESG

Evento apresentou o tema com o objetivo de promover um ambiente mais justo e transparente


Divulgação
Sessão “Repense - Diálogo entre profissionais pretes”
Sessão “Repense - Diálogo entre profissionais pretes”

No final de setembro, a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), em parceria com a MPI Brazil, realizou o Latin American Events and Meetings Congress (Lamec). O evento, que aconteceu no Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, contou com a presença de aproximadamente 320 pessoas. A ação foi destinada a gestores e profissionais das áreas de Eventos, Turismo, Hotelaria e Comunicação e Marketing.

Na abertura, Giovana Jannuzzelli, diretora executiva da Alagev, destacou a importância da inclusão, cobrando o walk the talk das empresas – clientes e fornecedores - sobre o tema. “No Lamec sempre elegemos uma causa a ser abordada que permeia diversas ações ao longo dos próximos meses. Nessa edição foi o protagonismo negro no mercado de trabalho. Apresentamos novas perspectivas com o objetivo de promover um ambiente mais justo e transparente. É urgente implementar ações que garantam a diversidade - walk the talk - e não ficar apenas no discurso”, destaca.

O encontro começou com a sessão geral “Desenvolvimento econômico do setor de eventos: Um Chamado ao Trabalho Decente”, com Cintia Sanchez, cozinheira da Manje Culinária, fotojornalista e militante; Heloisa Santana, presidente executiva da Associação de Marketing Promocional (AMPRO); Mariana Aldrigui, professora e pesquisadora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), além de diretora da Embratur; e Vanessa Martin, vice-presidente education da MPI Brazil.

O destaque do bate-papo foi o lançamento do e-book “Práticas e orientações para contratações e ambientes de trabalho decente em eventos”, que conta com mais de 40 páginas com detalhes sobre seleção, contratação, treinamento, dicas e oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência, melhoria contínua, normas de prevenção e segurança no serviço, entre outros temas. O material visa conscientizar, orientar, educar, informar e promover a gestão responsável das contratações e condições de serviço nos vários setores de eventos. O link para acesso será disponibilizado em breve.

Na plenária ainda foi ressaltada a importância de ações práticas de inclusão e diversidade no mercado, além dos projetos com as pessoas em alta vulnerabilidade social e em situação de rua. A conversa também ressaltou as denúncias de serviços análogos à escravidão no evento Lollapallooza.

Já o debate “Design de experiência: um encontro da economia criativa com eventos”, realizado com Giovana Jannuzzelli, da Alagev; Haynabian Amarante, sócia e chief operating officer de Hustlers.br; Katia de Assis, gerente de facilities da DIAGEO; e Patty Segatto, da MPI Brazil, apontou a evolução de atrativos criativos para o desenvolvimento econômico com ações de atividades para divulgação que incentivem o consumo consciente, o crescimento cultural, a valorização do patrimônio histórico e, por fim, a importância da tecnologia da informação e da comunicação.

Sessões do Lamec 2023

A sessão “Engaje - De fantasma a fantástico: como construir networking em eventos”, com Barbara Duran, consultora estratégica, e Sandra Veloso, community manager & events da Alagev, apresentou o potencial das conexões para o setor com mediação, integração e busca de vínculos para a geração de novos negócios.

O “Repense - Diálogo entre profissionais pretes”, com Isabella Souza, recrutadora da VTEX; Natallia Carmo, head of influencer marketing da Aldeiah:, Samanta Lopes, coordenadora do Programa Mestre em Diversidade Inclusiva; e Verônica Rodrigues, gerente de marketing da Effecti, teve como foco mostrar mulheres negras em cargos de liderança, seus desafios, vivências, incentivando um espaço para debates sobre a cobrança do mercado, oportunidades e a importância de uma efetiva inclusão alinhada com a diversidade.

O “Crie - Futura Feira - cocriando um novo modelo de evento de negócios”, realizada com Andre Codespoti, head of creative technology da MCI Brasil, e Mariana Rosalem, diretora de marketing da MCI Brasil, destacou as principais tendências e ferramentas tecnológicas para o mercado de eventos com destaque para inteligência artificial, ChatGPT plugins, Gamma, Discord, Midjourney e project Spart.

O segundo bloco de sessões contou com dinâmicas em grupos para praticar os conteúdos das palestras. O “Engaje - Me representa: criando conteúdos com afinidades”, com Caê Fernandes e Leo Rudi, fundadores da KAÔ Comunicação e LR Media, salientou sete aspectos para proporcionar a diversidade nas divulgações das marcas, sendo eles, territórios, engajamento, integração, mídia, sustentabilidade, canais de comunicação e públicos-alvos.

O “Repense - Ampliando as práticas ESG em eventos”, com André Sá, consultor associado, e Cássio Garkalns, sócio-diretor da GKS Inteligência Territorial, retratou as práticas de ESG e como catalisar ações transformadoras nas regiões brasileiras. Os palestrantes apontaram que o turismo é relevante para a agenda de sustentabilidade e exibiram os critérios de ESG relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pelo Pacto Global, iniciativa mundial que envolve a Organização das Nações Unidas (ONU) e várias entidades internacionais.

O “Crie - Futura Feira - cocriando um novo modelo de evento de negócios”, com Barbara Duran, consultora estratégica, e Rodrigo Machado, fundador da RM Conexões, mostrou o futuro das feiras de negócios, perspectivas de expositores e visitantes.

Rompendo barreiras

Para finalizar, o Lamec promoveu a “Roda de conversa com gestores de eventos: refresh: rompendo barreiras e criando possibilidades”, com Claudia Forgas, head of marketing & communications da T-Systems do Brasil; Fabia Tanabe, coordenadora de marketing para América do Sul da Huesker; Fabiana Sbeghen, gerente de eventos & centro de excelência da Corporate & InField Team; e Monica Bandeira, superintendente de marketing e eventos do Banco Safra. O bate-papo enfatizou insights para o próximo ano, inovações e planejamento para orçamentos de eventos nos segmentos financeiro, farmacêutico e tecnológico.

“Encerramos mais uma edição com a sensação de dever cumprido. Conseguimos promover encontros e reencontros, trocar experiências, aprender, desaprender, reaprender e também ensinar”, destaca Giovana.

“O Lamec continua sendo uma ação anual de fortalecimento de uma comunidade incrível, e segue pautando provocações e encontros que permitam ao profissional de eventos despertar para novos olhares e inovações nos seus projetos, além de ser um momento de muitos abraços entre pessoas - o que nos reenergiza a todos”, comenta Patricia Segatto, presidente da MPI Brazil.


Tópicos relacionados