Victor Fernandes   |   05/12/2023 17:47
Atualizada em 05/12/2023 17:53

Alagev celebra ano e traça planos para 2024 com mantenedores; fotos

Associação reuniu mantenedores e Conselho no Palácio Tangará para balanço de 2023 e próximo ano


PANROTAS / Emerson Souza
Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev
Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev

Na manhã desta terça-feira (5), a Alagev reuniu seus mantenedores e o Conselho da associação no Palácio Tangará, em São Paulo, para um café da manhã. Na ocasião, foram discutidos os resultados, ações e conquistas de 2023; assim como as perspectivas e alinhamento estratégico para 2024. Segundo a diretora executiva da entidade, Luana Nogueira, é importante ouvir os mantenedores para entender como a associação pode atuar e entregar valor.

"Para o Conselho da Alagev, composto por seis fornecedores e seis clientes, é importante dar voz aos mantenedores, entender seus desafios e perspectivas. É importante que os membros do Conselho entendam o papel da entidade para traçar o plano estratégico para os próximos anos. Como uma associação colaborativa, é importante que se ouça quem apoia a causa, nutrindo a associatividade", diz.

Entre as conquistas da Alagev em 2023, Luana destaca uma maior participação e representatividade dos clientes na associação e no Lacte. A Alagev chegou a 17 comunidades, sendo nove de clientes e oito de fornecedores. Já entre as empresas associadas, a associação registrou um incremento de clientes, que agora representam 55% dos 447 associados. E a 18ª edição do Lacte contou com 1,3 mil participantes em dois dias de eventos, sendo 40% clientes, "porcentagem importante devido à magnitude do evento", explica Luana.

"Os clientes são aqueles pelos quais a Alagev, e a cadeia em si, sobrevive. Com os clientes que os fornecedores querem tratar. Para os clientes que provemos soluções, conversas e grupos de trabalho para um direcionamento profissional das discussões. Trazendo os clientes, facilitamos o entendimento do fornecedor para a necessidade dele. Para isso, desenvolvemos a cadeia e profissionais, criando um ambiente de colaboração e profissionalização para levar as viagens corporativas a outro patamar".

Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev

Luana afirma ainda que o número de fornecedores costumava ser mais predominante, por isso a importância da inversão desses números. Agora, ela espera que com a nova comunidade de gestores da América Latina, a Alagev consiga uma visibilidade ainda maior com uma expansão na região.

Alagev em 2023

Além do incremento do número de clientes na associação e no Lacte, assim como o sucesso da 18ª edição do evento em si, Luana Nogueira destaca outras ações da associação em 2023. Confira abaixo:

  • "Guia de práticas ESG para Viagens e Eventos corporativos" realizado pelo Hub ESG para promoção das práticas nas três verticais, incluindo realização de evento em novembro para trabalhar os temas e levar as ações para 2024;
  • Publicação da última versão do e-book "Caminhos de inclusão racial", apelidado de e-book antirracista da Alagev;
  • Divulgação da linha do tempo de anúncio do Alagev Educa, lançado em setembro e com ações programadas para 2024 com lançamento da plataforma on-line com workshops no começo do ano;
  • Missão Portugal, em que a intenção é continuar com a promoção de missões para destinos que promovam viagens de incentivo. Próximo destino pode ser o Chile.

Planos para 2024

Além de celebrar 2023, a Alagev também traçou planos para 2024. Para isso, contou inclusive com apresentação do economista Guilherme Dietze, da Fecomercio, para abordar o cenário econômico de 2024.

"Alagev contempla setores distintos, sendo que uns estão mais otimistas, enquanto outros nem tanto. Mas nosso papel é justamente discutir como podemos juntos construir mais e melhor. E algumas das ideias capturadas foram: conexões, profissionalização, desenvolvimento de mão de obra e continuidade do trabalho associativo. Isso nos deixou muito felizes, porque é um trabalho entregue com muito valor. E agora é minerar esses feedbacks e acomodar mais soluções para os nossos associados", afirma Luana.

No evento, também foi abordada a 19ª edição do Lacte, em fevereiro de 2024, que deve ser o "Lacte dos Lactes", aponta a diretora, que estabeleceu metas e pediu apoio do Conselho e mantenedores para indicação de contatos para captar patrocínios. Além disso, ela reforçou as inscrições para o "Você Inspira no Lacte", apresentação de case para premiação durante o evento.

Confira abaixo as fotos do encontro da Alagev no Palácio Tangará.

Tópicos relacionados