Victor Fernandes   |   17/11/2023 10:01
Atualizada em 17/11/2023 10:10

Alagev debate NDC em viagens corporativas durante fórum

Evento apresentou desafios, políticas, estratégias e tendências de agregadores, GDS, TMCs e Travel Tech


Divulgação
“Fórum: NDC em viagens corporativas” contou com mais de 100 pessoas on-line e 40 presenciais
“Fórum: NDC em viagens corporativas” contou com mais de 100 pessoas on-line e 40 presenciais

No final de outubro, a Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) realizou o “Fórum: NDC em viagens corporativas”, que contou com mais de 100 pessoas on-line e 40 presenciais.

O encontro debateu tarifas, políticas, estratégias, tendências e desafios do New Distribution Capability (NDC) para trazer uma melhor experiência aos usuários por meio do ponto de vista de agregadores, Global Distribution System (GDS), Travel Management Company (TMCs) e Travel Tech, além da visão da International Air Transport Association (Iata). O objetivo do evento foi educar o mercado, apresentando benefícios, mudanças, integrações e o status dos diferentes players na cadeia do NDC em viagens corporativas. Além disso, a ação auxiliou os gestores de viagens com o uso dessa tecnologia no mercado, para entender os novos perfis de consumidores.

Para esclarecer uma série de questões e apontar oportunidades, foi realizado o painel “O que é o NDC?”, ministrado por Karina Medeiros, gerente de transformação e produtos da Iata para as Américas e responsável pelo NDC na região. Ela ressaltou que as expectativas do cliente estão evoluindo constantemente e que a experiência começa na pré-viagem e pagamentos.

“A evolução é necessária. Usamos o padrão dessa tecnologia para fazer a ponte entre agente e companhia aérea. Melhorar a experiência para que a indústria foque no cliente. A iniciativa cria valor e casos de uso, promove a personalização, além de auxiliar nos processos, ofertas mais relevantes, inovação, modernização, automatização, facilidade em servicing, mais controle e visibilidade”, comentou Karina.

Na apresentação, a Iata também mostrou que a modernização poderá ser composta pelo desenvolvimento de novos padrões de distribuição, mas com fóruns de implementadores, discussões focadas em viagem corporativa e publicações de documentos de apoio disponibilizados para o corporativo.

A palavra de destaque do evento foi adequação e adaptação, ao lado de uma melhor experiência para todos os públicos. O primeiro painel foi com os "Agregadores e GDS", ministrado por Ciro Nola (Envision Tech), Jackson Andrade (Wooba), Ivana Silva (Amadeus), Karina Fioranelli (Sabre), moderado por Luana Spinola (Itaú). Durante a conversa foi debatido alguns desafios desta tecnologia, pois cada empresa tem sua implementação, canal, APIs e portal de agência e agregadores. Destacaram também as diferenças do Brasil diante de outros países, principalmente, nas questões de parcelamentos, além de ações que não estão previstas nas reservas.

O segundo painel foi com OBT, ministrado por Marcel Frigeira (IBM), Daniel Camillo (SAP Concur), Juliana Costa (Lemontech) e Rafael Lafloufa (Argo Solutions). Juliana apontou os desafios dessa transformação. “Dependemos da evolução dos parceiros. O momento é de adaptação, pensando em questões de investimento, mas com alguns obstáculos como, por exemplo, trazer tudo do on-line para o mobile. Mas, vale lembrar que devemos sempre ponderar a experiência do cliente. E destaco ainda que precisamos focar no futuro e entender onde queremos chegar”, refletiu.

Para encerrar o evento, a Alagev trouxe o panorama das “TMCs e Travel Techs”, com foco em quem entrega os produtos para os consumidores finais, aqueles na ponta da cadeia turística. O painel foi conduzido por Camila Souza (TAP), João Fornari (Copastur), Luiz Moura (Voll) e Manuela Bernardes (Befly).

“O NDC ainda precisa de uma cronologia de implementação. Estamos deixando os clientes muito ansiosos, o que gera uma expectativa alta. Essa é a entrega de uma nova tecnologia para um público também novo. Estou preocupada, pois precisamos que o mercado esteja unido para que essa mudança, comunicação e distribuição seja feita de forma tangível. Foi difícil sair de um simples bilhete de papel para o digital, imagine toda uma transformação tecnológica, por isso, a importância da integração do setor”, apontou Manuela.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Victor Fernandes

Victor Fernandes tem 6060 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS