Karina Cedeño   |   20/07/2016 09:48

Estudo: tirar férias garante maior chance de efetivação

Um estudo feito pelo Havard Business Review revelou que quem sai de férias tem 65% de chances de subir na carreira, enquanto apenas 34% dos que optam por deixar as férias para depois conseguem uma promoção. Mas esta visão de produtividade pode ser relativa, de aco


Divulgação
A consultora da empresa Triad OS, Valeria Nakamura

Um estudo feito pelo Havard Business Review revelou que quem sai de férias tem 65% de chances de subir na carreira, enquanto apenas 34% dos que optam por deixar as férias para depois conseguem uma promoção. Mas esta visão de produtividade pode ser relativa, de acordo com a consultora da empresa Triad OS (especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo), Valeria Nakamura.

“Isso vai depender da cultura da empresa. Alguns líderes (ou melhor, nesse caso, chefes) valorizam os profissionais que nunca descansam, pois acreditam que esse é o verdadeiro comprometimento. Porém, os verdadeiros líderes percebem a queda da motivação e da produtividade quando os seus funcionários estão esgotados e, dessa forma, entendem que funcionário produtivo e de resultado é aquele que mantém um equilíbrio. Ou seja, sabe cultivar seus relacionamentos, tem seus hobbies, faz suas viagens e outras atividades que dão prazer”, comenta a especialista, ressaltando que descanso e produtividade estão diretamente relacionados.

Por conta disso, as empresas têm apostado em jornadas de trabalho cada vez mais flexíveis. “As pessoas têm biorritmos diferentes. Isto é, algumas produzem mais pela manhã, outras à tarde ou no final dela. Assim, se conseguirem utilizar melhor o seu tempo, podem render muito mais. Por exemplo, se a pessoa produz mais pela manhã, é melhor que ela entre mais cedo no trabalho e, consequentemente, saia mais cedo, enquanto aquela que produz melhor no final da tarde entre em um horário mais tarde”, afirma Nakamura.

Para aqueles que não conseguem se afastar do trabalho por muito tempo, a sugestão da especialista é dividir as férias em dois períodos. “Diversos estudos sugerem que dividir as férias em duas partes é mais saudável do que tirar de uma só vez. O importante é lembrar que uma pessoa descansada tem muito mais disposição para executar as suas atividades”, conclui a especialista.

Tópicos relacionados