Leonardo Ramos   |   22/02/2018 09:00

Milhas em viagens corporativas: entenda como e quando usar

Vantagens são boas para os viajantes, mas empresas também podem se beneficiar e otimizar seus gastos; veja como usar programas de fidelidade de viajantes corporativos para trazer regalias a ambos

Shutterstock
Utilizar programas de fidelidade para adquirir passagens ou diárias em hotéis a custo praticamente zero já é popular há anos entre os que viajam frequentes. Para viajantes corporativos, embora regras diferentes possam ser aplicadas, a possibilidade de usufruir dos benefícios oferecidos pelas milhas é praticamente a mesma, basta entender como usá-las.

A boa notícia é que já existem, inclusive, programas de milhagens específicos para viagens corporativas, com cada empresa devendo ditar uma política de uso dos pontos. Não é por isso, porém, que a pontuação deixa de representar benefícios, tanto para funcionário quanto para empresa.

A Copastur buscou destrinchar o assunto em seu blog, explicando como e quando usar das vantagens dos programas de fidelidade. Confira abaixo:

ACUMULANDO PONTOS EM VIAGENS CORPORATIVAS
O primeiro ponto explicado pela TMC brasileira foi como as milhas podem ser adquiridas em viagens corporativas - algo bem similar ao modo como acontece com viajantes de lazer. Os sistemas das aéreas somam pontos todas as vezes que um usuário utiliza o serviço de uma mesma companhia ou hotel, com seu número de inscrição ou passageiro frequente comprovando que você está cadastrado no programa da empresa.

Em tese, viajantes poderiam somar pontos em seu programa de fidelidade pessoal, mas tal prática é contrária ao posicionamento das companhias aéreas. Elas orientam que "programas de fidelidade comuns são voltados para pessoas físicas", e recomendam que empresas utilizem os programas criados especificamente para viajantes corporativos.

Assim, a primeira tarefa de uma organização é aderir a este programa. Para pontuar, os bilhetes aéreos devem ser adquiridos com um código corporativo específico para o viajante.

"As vantagens (para o viajante) dependem das condições delimitadas pelas empresas que disponibilizam os programas", explica a Copastur. "Em alguns casos, a pontuação pode ser computada retroativamente, em um prazo de até 30 dias. Outra possível vantagem é o acúmulo de milhas simultaneamente nos programas fidelidade de uso pessoal e de uso corporativo."

BENEFÍCIOS PARA OS VIAJANTES
De forma prática, as vantagens podem incluir descontos e cortesias (uso de lounges de aeroportos, por exemplo), isenções de penalidade, melhores condições tarifárias, canais exclusivos para viajantes corporativos, upgrade de classes nos voos, preços especiais em hotéis... As possibilidades vão longe. Premiações pela participação em programas de milhagem também são oferecidas, como por exemplo em companhias como Gol (Voe Biz), Delta Air Lines (Sky Miles) e Avianca (Amigo).

Shutterstock
Upgrade de categoria pode ser solicitado em alguns casos, mas com certa antecedência
Upgrade de categoria pode ser solicitado em alguns casos, mas com certa antecedência

COMO USAR
Entra neste item as políticas de viagens da empresa. Além de ser atualizada constantemente, ela deve sempre acompanhar orientações das práticas recomendadas pela organização, de modo que mal-entendidos sejam evitados e as escolhas dos viajantes sejam direcionadas da melhor maneira possível.

Assim, o melhor modo de gerenciar o uso de milhas por seus viajantes é garantir que estejam claras todas as informações a respeito dos programas de milhagem. Explicar, por exemplo, quais os pontos acumulados podem ser usados nos valores das tarifas, ou até taxas referentes a embarque, bagagens extra (dependendo do bilhete). É preciso ressaltar também que pontos não são acumulados quando um bilhete adquirido não foi utilizado por algum motivo, ou quando ele já foi adquirido gratuitamente por meio do resgate de milhas.

VERIFICAR SE OS PONTOS FORAM SOMADOS

Mais uma precaução do que uma regra, vale sempre verificar se os pontos referentes a uma viagem realmente foram creditados em seu programa de fidelidade.

PLANEJAMENTO E USO CORRETO POTENCIALIZA BENEFÍCIOS
Antes de mais nada, o bom planejamento do uso das milhas é essencial, além de garantir mais benefícios, em comparação com emissões de última hora.

Na Avianca, por exemplo, os programas de viagens corporativas possibilitam o upgrade de categoria em seus voos, mas apenas caso a reserva do bilhete for feito na tarifa cheia e solicitado com a devida antecedência, pelo site ou call center da aérea. Vale lembrar também que os benefícios estão diretamente alinhados ao número de viagens realizadas em uma mesma companhia. Ou seja, se planejar para viajar sempre com a mesma pode acarretar mais privilégios no futuro.

Empresas inscritas no programa devem ainda saber que os benefícios podem ser administrados tanto pelos viajantes quanto por elas próprias, caso prefiram.

OUTRAS VANTAGENS
Pixabay
Aumento do limite de bagagens é possível em alguns programas de milhagem
Aumento do limite de bagagens é possível em alguns programas de milhagem
Outras regalias são possíveis para o empregador e o empregado. Dentro de uma empresa, por exemplo, as milhas podem ser utilizadas como forma de otimizar os custos de viagens corporativas - não cai mal reduzir os gastos ao adquirir bilhetes com pontos de seus programas de fidelidade.

Por fim, aproveite as centrais exclusivas dentro das provedoras de programas de milhagem, que podem (e devem) sanar dúvidas quanto à utilização e benefícios não tão óbvios para o usuário, como por exemplo o uso de saguões de aeroportos ou aumento do limite de bagagens.

Tópicos relacionados