Karina Cedeño   |   24/08/2017 12:51

Revenue management: dicas para otimizar receita de hotéis

Os especialistas palestraram durante a Revenue Optimization Conference, promovida hoje pela HSMai em São Paulo

Emerson Souza
Marina Júlio (Atlantica Hotels), Luis Felipe Albuquerque (Vert Hotéis), Juliane Corredato (Royal Palm Hotels & Resorts) e Ricardo Souza (Palácio Tangará)
Marina Júlio (Atlantica Hotels), Luis Felipe Albuquerque (Vert Hotéis), Juliane Corredato (Royal Palm Hotels & Resorts) e Ricardo Souza (Palácio Tangará)
Durante a Revenue Optimization Conference promovida hoje pela HSMai no hotel Intercontinental (SP), quatro revenue managers de diferentes hotéis trouxeram dicas para otimizar as receitas dos empreendimentos. Confira abaixo quais são elas:

ANALISAR E SIMPLIFICAR
“É preciso analisar os canais onde o hotel está sendo distribuído e entender quais ações de venda ele oferece. O canal comporta a estrutura tarifária do hotel? Permite que sejam feitas ações pré determinadas ou tem alguma restrição? Outro ponto muito importante é simplificar o sistema de reservas do hotel e a quantidade de tarifas que ele oferece, lembrando que uma estrutura simples tornará muito mais fácil o gerenciamento do hotel. Três opções de tarifas seria a quantidade ideal para que o cliente possa tomar decisões mais rápidas e não perder o timing da compra” (Luis Felipe Albuquerque – revenue manager Brasil da Vert Hotéis)

DISSEMINAR CONHECIMENTO INTERNAMENTE
“Aposte no relacionamento com as outras áreas do hotel, sabendo diferenciar conhecimento de sabedoria. Conhecimento o revenue manager já tem, por possuir o controle dos dados. O que falta muitas vezes é a sabedoria de agir com base nestes conhecimentos, levando as informações a outras áreas. Ao ver que algum outro setor do hotel está perdendo oportunidades, leve o seu conhecimento para que ele seja transformado em novas estratégias de negócios” (Marina Julio, revenue manager da Atlantica Hotels International)

LEMBRAR DAS RECEITAS ADICIONAIS
“Ao fazer revenue management para grupos e eventos, é preciso levar em consideração não apenas a quantidade mínima de apartamentos e o aluguel deles, mas também o aluguel nas salas de eventos e equipamentos. Um bom exemplo é o fato de que os banquetes podem gerar uma receita maior do que os apartamentos e salas. É preciso também analisar quais receitas adicionais podem surgir, como a troca de um frigobar e outras questões” (Juliane Corredato, gerente de Revenue Management e Distribuição do Royal Palm Hotels & resorts).

NICHOS E EXPERIÊNCIAS
“A hotelaria de nichos é uma grande tendência neste mercado e o processo de consolidação das grandes redes, ao comprarem hotéis menores, tem como um dos objetivos oferecer várias opções diferentes dentro da mesma administração. Sendo assim, é preciso repensar a distribuição para a hotelaria de nicho, oferecendo uma precificação de best price e não apenas de low price. Isso porque low price pode não vender experiências que agreguem valor ao consumidor. Outro ponto que merece destaque é que a área de revenue management caminha cada vez mais próxima à área de marketing, ou seja, é preciso ter um plano de preços alinhado com o plano de comunicação para posicionar o produto da melhor forma. Ao saber quais campanhas serão feitas e quando serão publicadas, é possível definir estratégias de preços e repensar a distribuição com base no conceito de branding. Aposte também nas mídias sociais, medindo os investimentos feitos e cruzando estes dados com a origem de reservas. (Ricardo Souza, gerente de Revenue Management do Palácio Tangará).

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