Karina Cedeño   |   29/12/2017 13:46

Oferta hoteleira dos EUA sofre retração de 4% este ano

Atualmente há cerca de cinco mil hotéis nos EUA, totalizando 609 mil quartos


Reprodução / Pixabay
Mesmo com a retração, cidades como Nova York continuam a aumentar a oferta
Mesmo com a retração, cidades como Nova York continuam a aumentar a oferta
A oferta hoteleira dos Estados Unidos, que vinha aumentando constantemente desde o fim da recessão, em meados de 2009, mostrou sinais de retração este ano, de acordo com estudo feito pela Lodging Econometrics.

Enquanto cidades como Nashville, Nova York, Dallas e Houston continuam a aumentar substancialmente a oferta, o crescimento geral do país diminuiu para 4% este ano, ante a expansão de 70% nos quatro anos anteriores, de acordo com a pesquisa.

Atualmente existem cerca de cinco mil hotéis nos Estados Unidos, totalizando cerca de 609 mil quartos em algum estágio de desenvolvimento. Isso se compara com os 903 mil quartos em desenvolvimento no mercado da Ásia-Pacífico, onde cidades como Xangai (China) e Seul (Coreia do Sul) continuam a atrair financiamento hoteleiro.

Mais precisamente, pode-se afirmar que o número de quartos em construção nos EUA, que cresceu de forma constante desde 2009, permaneceu quase inalterado este ano em relação ao anterior. "Os números são ligeiramente superiores, mas nada comparado com 2014 e 2015, quando a indústria realmente começou a acelerar após a recessão", conta o vice-presidente sênior de Econometria de Hospedagem do STR Group,Patrick Ford.

Em setembro deste ano, o revpar (receita disponível por quarto) dos Estados Unidos aumentou 2,6% em relação ao ano anterior, após o crescimento de 3,2% no ano passado, e o revpar de 2017 foi impulsionado pelo deslocamento de residentes e pelos furacões que atingiram o sudeste do país e o Caribe este ano.

PERDAS E GANHOS
Porém, a desaceleração está muito longe da observada cinco anos atrás, quando os desenvolvedores de hotéis puderam começar a obter aprovações bancárias e de projetos que foram estancados pelo colapso dos mercados financeiros.

Entre 2012 e 2014, o número de quartos do destino subiu 35%, para 461 mil, de acordo com a Lodging Econometrics. Muitos dos projetos, desde então, estão em andamento, porém mercados como São Francisco, Orlando, San Diego e Atlanta ficaram estagnados no fornecimento de novos quartos.

Enquanto isso, há mercados que continuam a atrair capital para o desenvolvimento hoteleiro. Empurrada pelo mercado de petróleo e gás, Dallas tem mais de 17 mil quartos de hotel em algum estágio de desenvolvimento, enquanto Houston tem mais de 16 mil. Em Nova York, o mercado hoteleiro mais lucrativo do país, há 181 hotéis e mais de 30 mil quartos em desenvolvimento, de acordo com o estudo.

O real destaque, porém, é Nashville, onde os aproximadamente 5,5 mil quartos em construção representam cerca de 13% da oferta atual da cidade. Tanto a Ford como a Freitag citaram fatores como a grande base de saúde da cidade, a indústria da música, as universidades e as rotas aeroportuárias como razões para a confiança dos desenvolvedores no mercado.


*Fonte: Travel Weekly

conteúdo original: http://bit.ly/2Ckep2J

Tópicos relacionados