Hotéis econômicos e confortáveis são preferidos no corporativo
Pesquisa da TRVL Lab mostra preferências de brasileiros quanto ao hotel em viagens à trabalho
![Hotéis econômicos, como os da marca ibis, são preferidos por viajantes corporativos brasileiros](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/303938/97c972c80bdc25e33fcd14ec1746e1beazol0886/0,147,2560,1528/1206,720,0.17/0/default.jpg)
Em pesquisa da TRVL Lab encomendada por PANROTAS e Trend, foi identificado que os viajantes corporativos brasileiros preferem hotéis econômicos (3/2 estrelas) e hotéis confortáveis (4 estrelas) quando viajam. O estudo A Transformação do Viajante Corporativo Brasileiro faz parte do Anuário PANROTAS de Eventos e Viagens Corporativas, que foi distribuído esta semana no Lacte 19, evento da Alagev, e agora está disponível nas Edições Digitais da PANROTAS.
Após os hotéis 2, 3 e 4 estrelas, os preferidos são Pousada (25,98%), Hotel de luxo (19,12%) e Residência alugada, como Airbnb (16,67%). Na sequência, estão Hotel design/boutique, Flat com serviços, Casa de parentes/amigos, Resort, Albergue/hostel e Residência da empresa.
Itens importantes
Já quando perguntados sobre os itens mais importantes no meio de hospedagem, viajantes corporativos elencaram como os cinco principais: Localização, Segurança, Preço, Silêncio no apartamento e Conforto do quarto. Confira abaixo o ranking completo do que é mais importante ao reservar um hotel para viagens corporativas.
- Localização
- Segurança percebida no meio de hospedagem
- Preço
- Silêncio no apartamento
- Conforto do quarto
- Conforto do banheiro
- Experiências anteriores positivas
- Facilidade de reserva/compra
- Qualidade do café da manhã
- Internet veloz e gratuita
- Qualidade percebida no meio de hospedagem
- Forma de pagamento
- Estrutura para trabalhar
- Boas avaliações em sites de revisão e reservas
- Categoria do meio de hospedagem
- Indicação de colegas/parentes/amigos
- Arrumação de quarto diária
- Restaurante de boa gastronomia
- Serviço de quarto (alimentação) 24 horas
- Lobby integrado e dinâmico
- Programa de fidelidade
- Boa área de lazer
- Qualidade das amenidades
- Reconhecimento de marca
- Academia/sala de ginástica
Itens que faltam nos hotéis
![](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/389724/f37db5429b31f802bd26b3e61bd97c64astransformacoesdoviajantecorporativobrasileirojan2024page0063/full/1206,678,1/0/default.jpg)
Quando perguntados sobre quais serviços os hotéis deveriam oferecer mas não oferecem, viajantes afirmam que os meios de hospedagem de negócios deveriam oferecer transfer para o aeroporto (31,37%), guarda de bagagens após a saída (27,94%), reservas para restaurantes/bares na cidade (27,45%), reservas de espaços de reunião por hora (25,98%) e reservas para o restaurante do empreendimento (25%) e late check out (22,06%).
Principais problemas
![](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/389722/f37db5429b31f802bd26b3e61bd97c64astransformacoesdoviajantecorporativobrasileirojan2024page0064/full/1206,678,1/0/default.jpg)
Como principais problemas, viajantes a negócios brasileiros ressaltam o preço elevado das diárias (35,29%) e a conexão de internet com baixa qualidade (32,89%). O atendimento também é alvo de críticas por sua baixa qualidade (31,37%), demora (29,9%), limpeza inadequada (25,49%) e ausência de serviços 24 horas (22,55%).
Atestando qualidade
![](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/389723/f37db5429b31f802bd26b3e61bd97c64astransformacoesdoviajantecorporativobrasileirojan2024page0065/full/1206,678,1/0/default.jpg)
Para atestar a qualidade do meio de hospedagem escolhido, estes viajantes costumam verificar avaliações em plataformas de reserva (ex.: Booking e Expedia), além de considerar comentários e recomendações de outros colegas, avaliações no TripAdvisor, redes sociais e Google.
Marcas favoritas
![](https://cdn.panrotas.com.br/portal-panrotas-statics/media-files-cache/389721/f37db5429b31f802bd26b3e61bd97c64astransformacoesdoviajantecorporativobrasileirojan2024page0066/full/1206,678,1/0/default.jpg)
Quando perguntados sobre marcas, os viajantes corporativos tem suas marcas favoritas como as mais lembradas. Ibis, Hilton e Accor são as principais marcas entre este perfil de viajante; ressaltando que a ibis é uma marca do grupo Accor.
Veja a pesquisa completa em www.trvl.com.br.
Confira este estudo e mais conteúdos abaixo no Anuário PANROTAS de Eventos e Viagens Corporativas.