Movida

Henrique Santiago   |   18/07/2016 10:58

Seis dicas para não ficar sem dinheiro no fim do mês

Administrar seu dinheiro nunca foi fácil, ainda mais se você gosta de gastar. Pare e reflita um pouco sobre o que você tem feito nos últimos tempos. Se a resposta não foi muito satisfatória, a planejadora financeira Alexa von Tobel tem seis dicas essenciais p

Administrar seu dinheiro nunca foi fácil, ainda mais se você gosta de gastar. Pare e reflita um pouco sobre o que você tem feito nos últimos tempos. Se a resposta não foi muito satisfatória, a planejadora financeira Alexa von Tobel tem seis dicas essenciais para serem seguidas. Confira abaixo e coloque-as em prática.

DINHEIRO VIVO
Você deve saber como é importante controlar o uso do cartão de crédito mês a mês. Mas se ultrapassou os limites – os seus e o financeiro -, você talvez tenha feito um desserviço a si próprio. Enquanto não é preciso um equilíbrio para construir sua pontuação de milhas, é necessário mantê-lo ativo. Planeje fazer ao menos pequenas compras e pague todas mensalmente.

LEMBRE DA EMERGÊNCIA
Parece comercial de banco, mas a frase “a vida acontece” é real. Então, é importante ter um plano de contingência acessível para quando algo sair da curva. Não pense em guardar dinheiro no colchão. Os especialistas recomendam ter uma aplicação com alta liquidez. Com isso, você se previne de percalços.



PENSE NA APOSENTADORIA
O maior arrependimento financeiro para muitos é não começar a poupar dinheiro antes de se aposentar. Pode ser tentador adiar suas responsabilidades para o “dia tão distante” e se tornar superfocado em demais atividades, como pagar contas e fazer empréstimos. Como os próprios americanos dizem, você só vive uma vez – yolo -, portanto, não é recomendável deixar tudo para a última hora.

VOCÊ ANTES DAS CRIANÇAS
Há uma razão para você colocar sua máscara de oxigênio antes de ajudar os demais. É necessário se comprometer a investir primeiro em você e nos seus anos de aposentado antes de ajudar suas crianças com uma poupança para a faculdade. Isso pode ser mais comum nos Estados Unidos, claro, mas é uma dica importante para levar adiante. Hoje é possível financiar os estudos, ao contrário da aposentadoria.



CONVERSE COM O PARCEIRO(A)
Dinheiro é assunto delicado, mas quando se fala de namoro ou casamento, é crucial conversar honesta e abertamente para a saúde do relacionamento – e financeira, claro. Nunca vai ser fácil falar sobre suas dívidas, mas você não quer enganar ou ser enganado pelo parceiro(a). Isso é comum com os millennials, pois, segundo pesquisa da consultoria financeira Cent Sai, 30% dessa geração já foi sofreu com essa infidelidade.

CASA GRANDE
De modo geral, seus gastos com moradia não devem ser mais de 30% da sua receita mensal. Não siga o exemplo dos norte-americanos, que têm investido em habitação mais dólares do que nunca nos últimos 40 anos, desconsiderando itens adicionais, como impostos sobre a propriedade e manutenção. Pense se não é melhor encontrar uma casa menor ou em outro bairro mais econômico.


*Fonte: Business Insider

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias