Beatrice Teizen   |   28/09/2017 18:12

Compliance é importante para um bom funcionamento da empresa

Trabalhar dentro das regras é mais barato e lucrativo, impedindo que gastos ou problemas futuros aconteçam.

Governança e compliance são fundamentais para uma empresa estar dentro das leis do País. Trabalhar dentro das regras é mais barato e lucrativo, impedindo que gastos ou problemas futuros aconteçam. Este foi um dos temas debatidos em uma das Mesas Redondas realizadas na 45ª Abav Expo e 48º Encontro Comercial Braztoa.

É importante deixar claro para qualquer fornecedor que a companhia segue regras de compliance e um código de conduta rígido. “É muito fácil as pessoas se perderem nessa questão, pois são oferecidos ingressos para shows, jogos de futebol, pacotes em hotéis. Nada é de graça, quem está dando vai querer algo em troca, no futuro ele procurará essa fidelidade”, conta o gestor de Viagens da Unilever, Vinicius Luz.
Jhonatan Soares
O vice-presidente do Conselho de Administração da Abracorp, Carlos Prado, sugere que qualquer empresa, independentemente do seu tamanho, faça uma lista de condutas e informe formalmente como ela espera que seu funcionário se relacione e aja. “Diversas TMCs da Abracorp têm esse documento. A vantagem da transparência é muito grande.“

“O fato de provar que há procedimentos de conformidade e busca por alinhamento já dá legalmente à corporação um viés de qualquer problema que possa ter e dará um benefício de qualquer punição”, explica o advogado da Abracorp, Marcelo Oliveira. Ele diz que empresas com número volumoso de colaboradores precisam ter todo mundo sob controle, pois, se um deles agir fora do compliance, a companhia inteira será punida.

O gestor da Unilever destacou também que é fundamental lembrar que, na cadeia como um todo, todo mundo é corresponsável. “As boas práticas começam por nós mesmos. Com as questões de corrupção que vemos atualmente, mudar como agimos fará uma enorme melhoria no futuro. Temos de começar a rever nossos valores."

A Abracorp, por exemplo, possui um estatuto bem elaborado, com um código de conduta e ética. Como foi criado há dez anos, a entidade está na fase final de ajustes e alterações. “Temos um conselho, um código, uma estrutura grande para cuidar isso. Sabemos que as pequenas empresas não possuem isso, mas tendo pelo menos uma pessoa que cuide disto já ajuda e muito”. Quanto mais transparência tiver, mais fácil será de fazer o negócio.

“Não é uma vergonha estar dentro do compliance, é algo muito positivo para você como pessoa e profissional”, declara Luz. Com isso, o fornecedor saberá que não adiantará oferecer brindes ou presentes, ele estará ciente de que o objetivo é negociar. “O presente pode ser o desconto”, brinca.

A partir do momento que são estabelecidas regras de como agir com o colaborador, fornecedor e cliente, as condutas são mais fáceis de serem seguidas. Agir com clareza e transparência não só ajudam na evolução positiva da empresa, como também auxiliam no desenvolvimento do Turismo como um todo.

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